ARTIGO DIEGO
Diego Roberto Miola1
Tiago Junior Restelatto Miola2
Diogo Klaesener3
RESUMO
Este artigo tem como objetivo identificar a concepção de Adminitração a partir da natureza do ser humano, apartir da experiência de Hawthorne, desenvolveu-se uma concepção a respeito da natureza humana: homem social. Concomitantemente, verificou-se que a formação e osprocessos de grupos podem ser manipulados por meio de algum estilo de lideração e comunicação. A crítica maior é que o objetivo da Teoria das Relações Humanas não era o de eliminar a degradação do trabalho humano, mas antes de superar os problemas decorrentes da resistência oposta pelos trabalhadores a essa degradação. A teoria das Relações Humanas concentra-se no estudo dos grupos primários, como oseu principal campo de atuação. Super valoriza a coesão grupal como condição de elevação da produtividade. Mayo salienta que "na industria e em outras situações humanas, o administrados lida com grupos humanos bem entrelaçados e não como uma horda de indivíduos...o desejo que tem o homem de ser constantemente associado, em seu trabalho, a seus companheiros, é uma forte, senão a mais forte,característica humana".
Palavras-chave: Relações Humanas, teoria, grupo.
1 Introdução
O princípio base da Teoria das Relações Humanas de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensantes no local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e ao controlo administrativo, constitui a sua principal contribuição para a gestão. É a partir daquique nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo dos operários e a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação. Por outro lado, é também a partir da Teoria das Relações Humanas que nasce o conceito de organização informal, tal como definida em capítulo anterior, onde são definidas, espontaneamente eatravés dos relacionamentos interpessoais, regras de comportamento, valores sociais e formas de recompensa e sanção social.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA
A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. A experiência de Hawthorne veio demonstrar que o pagamento ou recompensa salarial - mesmo quando efetuado em bases justas ou generosas – não é o único fator decisivona satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho.
São necessidades humanas básicas:
a) Necessidades Fisiológicas: alimentação, sono, satisfação sexual, abrigo e proteção contra os elementos e de segurança física contra os perigos. Com a vida moderna essas necessidades passam a ser controladas pelo cotidiano e não interferem no comportamento. Contudo, à medida que, por qualquereventualidade, o indivíduo deixa de satisfazê-las, elas passam a atuar com intensidade extremamente forte.
b) Necessidades Psicológicas: estas são raramente satisfeitas na sua plenitude. As principais são: necessidade de segurança íntima, necessidade de participação; necessidade de autoconfiança, necessidade de afeição.
c) Necessidades de Auto-realização: é o impulso de cada um realizar o seupróprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento no sentido mais elevado do termo
2.2 TEORIA DE CAMPO DE LEWIN – MOTIVAÇÃO
Kurt Lewin para explicar a motivação do comportamento elaborou a teoria de campo, quese baseia em duas suposições fundamentais:
• Comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;
• Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, noqual cada parte docampo depende de uma inter-relação com as demais outras partes.
2.3 NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam do próprioentendimento e controle do homem. Essas causas se chamam necessidades ou motivos: sãoforças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinadocomportamento.
A motivação se refere ao...
Por favor, assinar para o acesso.