Aprendizagem e Desempenho Acad mico

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015

Aprendizagem e Desempenho Acadêmico

Prof.: Joelma de Riz
Ana Paula de Souza Lourenço
Kênia Morosini
Julio César Dias dos Santos
Paula Niria Costa Muniz


INTRODUÇÃO
Ao entrar na universidade os alunos se deparam com uma nova realidade de estudos e de vida social. O ambiente que se apresenta não tem muita relação com o ensino médio, porém é necessário uma boa formação para conseguir seguirem frente. Além disso, surgem expectativas quanto ao futuro, escolher uma profissão, formar uma identidade profissional e ao mesmo tempo pessoal. Nesse cenário os alunos encontram dificuldades de ingressar no meio acadêmico, pois as expectativas se deparam com a realidade de que as matérias básicas dos cursos geralmente estão indiretamente ligadas à aplicação da profissão (o que leva a umdesânimo), as formas de estudar que adotava até então acabam se revelando inadequados ao desempenho acadêmico que deveriam alcançar, não sendo capaz de suprir o que se é exigido no novo ambiente e muitas vezes os alunos não tem boa formação de ensino fundamental e médio, o que explica uma grande taxa de reprovação e evasão nos primeiros períodos da faculdade. Com isso, temos uma realidade que desestimulaos professores e alunos, onde um ambiente que deveria ser de desenvolvimento torna-se cansativo e com baixas expectativas de ambos os lados, além de levar a uma acumulação de vagas remanescentes sem falar no prejuízo financeiro, pois cada aluno tem um custo, tanto para universidades públicas como privadas.
Nesse contexto, observando-se os resultados das turmas iniciantes de engenharias,verificou-se um baixo rendimento nos alunos do ciclo básico, principalmente em matérias ligadas à física e matemática. Vasconcelos, Almeida e Monteiro (2005) realizaram uma pesquisa comparando 275 alunos do 1º ano da Universidade do Minho, a maioria alunos de engenharia e do sexo masculino. Os autores descobriram que alunos com melhores classificações ao nível secundário apresentam melhores pontuações a umenfoque mais compreensivo que memorístico no estudo, assim como nos itens que traduzem percepções pessoais mais positivas de competência e de realização acadêmica. Além disso, os alunos do sexo feminino apresentam, resultados mais elevados nas várias sub-escalas, inferindo-se níveis superiores de profundidade compreensiva e de envolvimento no estudo, assim como melhor organização das atividadesescolares. Diante desses resultados, é visível a heterogeneidade dos alunos das universidades, sendo necessário entender tais diferenças e implementar formas de ensino que sirvam para um melhor desenvolvimento desse jovem.
Além disso nota-se a existência de dois grupos de alunos nas salas de aula, um pequeno grupo de excelência e a maioria mediana. Observa-se aqui que além dos métodos de estudo, oque influencia nos resultados alcançados é a motivação que se relaciona com o estudo. A partir de pesquisa quantitativa aplicando dois questionários (Escala de Comportamento de Estudo e Questionário de Motivação), Monteiro, Vasconcelos e Almeida (2012) procuram explicar a diferença entre alunos que alcançam excelência acadêmica e alunos medianos, envolvendo no grupo dos excelentes 33 alunos e dosmedianos aproximadamente 200 alunos de engenharia de universidades de Portugal. Observou-se que alunos excelentes geralmente provêm de escolas de boa qualidade, aprendiam em nível mais aprofundado e possuem resistência a trabalhar em grupo. Eles também têm maior autonomia para gerenciar seu estudo, ficando motivados pelo que esperam da sua profissão depois de formados. Diante desses resultados, aescola de nível básico precisa pensar em métodos de trabalho que desenvolvam maior autonomia e disciplina nos estudantes. Precisam, ainda, ajuda-los a gerenciar o trabalho em grupo e a compreender que o desempenho no estudo tem forte relação com o exercício da profissão no futuro, daí porque este deve ser um fator de motivação.
Outro fator decisivo para o baixo rendimento desses alunos é o fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACAD MICOS
  • Acad Mico
  • Acad Mico
  • Acad mico
  • Desempenho acad mico e autoconceito de escolares contribui es do envolvimento paterno
  • O Tecnoestresse No Ambiente Acad Mico
  • Template Para Trabalhos Acad Micos
  • Trabalho Acad Mico Marcia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!