As Artes Procedem Do Esp Rito Santo

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015
A Arte e o Calvinismo
As Artes Procedem do Espírito Santo
Para Calvino a arte é fruto originalmente do Espírito Santo. A arte, diz ele, foi dada para o nosso conforto, nesse nosso estágio deprimido de vida. Ele exalta música como um poder para comover corações e para dignificar tendências e princípios morais. Calvino aprecia a arte em todas as suas ramificações como um dom do Espírito Santo. Eleapreciava o fim pelo qual a arte foi dada, a saber, que por ela poderíamos glorificar a Deus, tornar a vida humana digna, e desfrutar da mais alta fonte de prazeres.
A Arte Revela uma Realidade Superior à Oferecida pelo Mundo
A 92 Estética pode ser definida como ciência da beleza e do gosto; o ramo do conhecimento que pertence às belas artes e a arte crítica. Há três escolas: a sensorialistica;a empírica; e a idealística, todas devendo sua origem a Kant. A arte muitas vezes tentava imitar a natureza ou apenas transcende-la, e esta imitação pode ter sido o maior ideal da escola Socrática. Aqui, encontra-se a verdade muitas vezes esquecida pelos idealistas, de que as formas e relações exibidas pela natureza são e sempre devem ser as formas e relações fundamentais de toda realidade atual,e uma arte que não observa as formas e movimentos da natureza nem escuta seus sons, mas arbitrariamente gosta de flutuar acima dela, se degenera num bárbaro jogo de fantasia. Mas muitas vezes a arte deveria ser justificada em oposição empírica, que confina em uma merda imitação. Assim a vocação da arte não simplesmente observar cada coisa visível e audível, a fim de apreendê-la e reproduzi-laartisticamente, mas muito mais, descobrir naquelas formas naturais a ordem da beleza, e enriquecido por este conhecimento superior, produzir uma beleza mundial que transcende a beleza da natureza.
O Calvinismo Compreendeu a Influência do Pecado
Calvino afirmou: a verdadeira beleza da arte fugiu de nós como consequência do pecado. A sua decisão aqui depende inteiramente de sua interpretação do mundo.A visão da arte mudaria totalmente dependendo da sua visão do mundo. O calvinismo compreendeu, mais claramente do que Roma, a influência horrenda e corruptora do pecado o que levou a maior apreciação da natureza do paraíso na beleza da injustiça original. Considerando as ruínas desta criação outrora tão maravilhosamente bela, para o calvinista a arte chama a atenção tanto para as linhas do planooriginais ainda visíveis quanto o que é ainda melhor, para a esplêndida restauração pela qual o Supremo Artista e Construtor Mestre um dia renovarão e até mesmo intensificará a beleza de sua criação original.



A Arte não Pode Originar-se do Diabo
Se para o Calvinismo a soberania de Deus é e continua sendo seu imutável ponto de partida, então a arte não pode originar-se do Diabo; pois Satanás édestituído de todo poder criativo. Tudo que ele pode fazer é abusar das boas dádivas de Deus. Nem pode originar-se com o homem, pois, sendo ele mesmo uma criatura, o homem não pode senão empregar os poderes e dons colocados por Deus à sua disposição. Se Deus é e continua sendo soberano, então a arte não pode produzir nenhum encantamento exceto de acordo com as ordenanças que Deus ordenou para abeleza, quando ele, como o Supremo Artista, chamou este mundo à existência.
Deus Soberano Confere os Dons Artísticos
Se Deus é e continua sendo soberano, então ele também confere estes dons artísticos a quem ele quer. Esta habilidade e capacidade artística como tal, pode ter lugar na natureza humana, nós a devemos à nossa criação segundo à imagem de Deus. No mundo real, Deus é o Criador de todas ascoisas; o poder de produzir coisas realmente novas é seu somente. Nossa capacidade para criar segundo ele e segundo o que ele criou, pode consistir somente na criação imaginária da arte. E tudo isto porque a beleza não é o produto de nossa própria fantasia, nem de nossa percepção subjetiva, mas tem uma existência objetiva, sendo ela mesma a expressão de uma perfeição Divina.
Arte e a Criação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORA O DO ESP RITO SANTO
  • ESP RITO SANTO Transporte
  • Busca Do Esp Rito Santo
  • O ESP RITO SANTO
  • ESP RITO SANTO
  • O Esp Rito Santo Na GT
  • Andar No Esp Rito Santo
  • Esp Rito Santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!