Aldo rossi

Páginas: 12 (2866 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
O arquiteto, teórico e designer italiano Aldo Rossi nasceu em Milão no dia 03 de maio de 1931, estudou e licenciou-se em arquitetura pelo Politécnico de Milão em 1959, estagiou com arquitetos como Ignazio Gardella e Marco Zanuso, exerceu funções docentes em inúmeras universidades italianas, como Arezzo, Veneza, Milão e Palermo, na Escola de arquitetura de Zurique e nos Estados Unidos, tambémcolaborou com a revista Casabella Continuitá conhecida pela crítica ao modernismo, aonde chegou a assumir a direção redatorial no ano de 1964.
Em 1966, Rossi define e estabelece conceitos através de uma visão científica acerca da cidade em seu primeiro livro, L’Architettura della Città (A arquitetura da Cidade), um dos textos mais influentes da segunda metade do século XX. Tais conceitos comolugar, forma urbana, monumento tornaram-se referência.
Seus desenhos confirmavam a tendência às formas simples de influência clássica, e apesar dos projetos tornarem-se mais rebuscados e ornamentados ao longo do tempo muitos dos elementos formais arquetípicos e de seu valor simbólico foram mantidos, ultrapassando a questão funcional, é o caso do cubo, pórtico, colunas, galerias, entre outros.Destaca-se até 1970 o Edifício Gallaratese, em Milão; em 1971 ganhou o concurso para o Cemitério de San Cataldo, em Modena; como diretor do departamento de arquitetura da Trienal de Milão em 1980 projetou o Teatro del Mondo e em 1987 concluiu a Casa Aurora. Além dos trabalhos arquitetônicos, Aldo Rossi projetou objetos e móveis, dentre os quais tornaram-se famosas as cafeteiras desenhadas para a Alessi.A partir dessas obras outras se destacaram seguindo referências historicistas, e em 1981 publicou Un Autobiografia Scientifica (Autobiografia Científica). Rossi acreditava no valor histórico da cidade propondo especial atenção ao monumento, que caracteriza um local, sem considerar apenas as funções práticas em suas obras, mas principalmente a relação delas com o entorno. Dessa forma suareputação foi se consolidando e em 1990 foi-lhe atribuído o prestigiado Prêmio Prietzker de Arquitetura, em função de suas soluções formais e por ser considerado “original sem ser novo”.
Aldo Rossi veio a falecer em setembro de 1997, em Milão, vítima de acidente.







ANÁLISE
1.CEMITÉRIO DE SAN CATALDO
A ampliação do cemitério de São Cataldo na cidade de Modena, localizada no norte da Itália,foi elaborada por Aldo Rossi em parceria com Gianni Braghieri entre os anos de 1971-1976 e construído entre 1980-1985 (Imagem 1.1). O cemitério precisava expandir e então, por meio de um concurso público, Aldo e Gianni projetaram expansão do mesmo numa parte isolada do terreno em relação ao prédio preexistente feito pelo arquiteto Costa em 1858 no estilo neoclássico (Imagem 1.2). San Cataldo éum dos projetos que mais expressa às ideias de Rossi, do elementar e essencial, estritamente relacionado com o pensamento e a sociedade.
Em sua planta temos edificações com columbários que delimitam a nova parte do cemitério (Imagem 1.3), é possível ver a presença de extensos corredores e todas paredes internas pintadas de branco dando leveza ao local (Imagem 1.4), todos os edifícios tem insolaçãopredominante na fachada sul (Imagens 1.5) e são usados para guardar ossadas e cinzas. O concreto predomina como material primordial da obra, pois é duradouro e não possui fácil reação química; em algumas escadarias percebe-se a presença do aço como material construtivo. Sua função atualmente é a mesma para a qual foi projetada, ainda que o projeto não tenha sido construído em sua totalidade.Através de um pórtico compõe-se a entrada, dupla e ambígua, que depara com um volume cúbico totalmente simétrico sem teto e sem andares na fachada sul, com aberturas que representam janelas e portas que não se abrem e nem se fecham, sendo assim denominado de “Casa dos mortos” (Imagem 1.6); o local tem aparência de um edifício residencial pelo seu volume e suas aberturas, mas exerce a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!