Aldo Rossi

Páginas: 12 (2755 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ARQUITETURA E URBANISMO

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO IV
GOIÂNIA
2014

TRABALHO THAU IV – ARQUITETO: ALDO ROSSI
Trabalho apresentado no curso de graduação à Universidade Paulista,
Curso de Arquitetura e Urbanismo, matéria de Teoria e História da Arquitetura
e Urbanismo IV, sob a orientação da Professora Daniela José.
GOIÂNIA
2014ÍNDICE
INTRODUÇÃO3
BIOGRAFIA DE ALDO ROSSI4
ALDO ROSSI - A ARQUITETURA DA CIDADE5
PRÊMIO PRITZKER 1990 – ALDO ROSSI7
OBRAS DE ALDO ROSSI8
CONCULSÃO14
BIBLIOGRAFIA15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata sobre o arquiteto italiano pós-modernista Aldo Rossi. No decorrer do trabalho vou descrever um breve apanhado de sua biografia, suas principais obras, as características marcantes de suas obras,entre outras particularidades de tal.
O trabalho tem como objetivo descrever e analisar as obras desse exímio arquiteto, seus métodos para compor os edifícios, a grande preocupação que Aldo Rossi tem com a resolução dos problemas urbanos.
O trabalho está organizado em 4 capítulos. No capítulo 1 descrevo sobre a Biografia de Aldo Rossi, o capítulo 2 é sobre Aldo Rossi e seu livro ‘A Arquiteturada Cidade’, o capítulo 3 fala sobre o Prêmio Pritzker de 1990, ganho por Aldo Rossi e por fim, o capítulo 4 fala das principais obras de Aldo Rossi dentro da Arquitetura, Urbanismo e Design.
A metodologia utilizada no presente trabalho foi pesquisa bibliográfica, enriquecida com uma pesquisa na internet, que foi de grande ajuda devido ao curto tempo disponível para minhas pesquisas acadêmicas.BIOGRAFIA DE ALDO ROSSI
Aldo Rossi, arquiteto, teórico e designer Italiano, nascido dia 3 de maio de 1931, em Milão. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial mudou se para a cidade de Como, onde estudou num colégio de padres. Em 1949 ingressou na Escola Politécnica de Milão onde licenciou se em arquitetura no ano de 1959. Durante o curso Aldo Rossi teve a oportunidade de estagiar com algunsarquitetos como Ignazio Gardella e Marco Zanuso. Pouco depois de se formar Aldo Rossi exerceu funções docentes em várias escolas de arquitetura como Arezzo (1963), Veneza (1963), Milão e Palermo (1970), na Escola de arquitetura de Zurique (1972) e nos Estados Unidos (Universidades de Harvard, Yale e Cornell), onde conheceu alguns dos mais destacados arquitetos e teóricos da nova geração, dos quais sedestacam Ludovico Quaroni, Carlo Aymonino e Fabio Reinhart. Na sequência do convite formulado por Ernesto Rogers, Aldo Rossi colaborou para a revista Casabella Continuitá, assumindo a direção de redação da revista em 1964. Aldo Rossi escreveu também para a revista Il Contemporâneo. Foi um dos líderes do Movimento Neo-racionalista Italiano LaTendenza.
Desde os primeiros desenhos Aldo Rossiconfirmou sua tendência para a redução dos edifícios a algumas formas simples de influência clássica. Com sua atenção voltada aos tecidos urbanos enquanto fatos históricos e garantias da permanência dos lugares vivenciais do homem, imbuídos de concessões clássicas e tradicionalistas da cidade traduziu-se no seu famoso ensaio L'Architettura della Città (a arquitetura da cidade, 1966), tal obra foitraduzida em diversos países e se tornou um dos textos teóricos mais influentes da arquitetura na segunda metade do século XX.
O seu projeto mais importante desta altura foi o edifício de apartamentos do bairro Gallaratese, em Milão (1969-1973), um bloco linear assentado em pórticos contínuos e rigidamente rasgado por janelas quadradas, em solução de absoluta repetitividade e simplicidade. Em 1971,associado a Gianni Braghieri, Aldo Rossi venceu o concurso para o cemitério de San Cataldo em Modena (projetado entre 1971 e 1976 e construído entre 1980 e 1985), uma "cidade dos mortos" idealizada e formada por várias construções de caráter urbano cuja composição remete para a imagem de um esqueleto. Aldo Rossi projetou ainda edifícios de habitação e algumas escolas, como a de Fagnano Olona...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aldo rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!