Aldo Rossi

Páginas: 11 (2505 palavras) Publicado: 26 de março de 2014

“Um poeta que por acaso é um arquiteto”, é como o Pritzker 1990 foi denominado. Não bastasse a concretização do projeto arquitetônico, ele foi autor de textos que contribuíram para o meio acadêmico, além de ser artista e designer de pinturas e móveis.

Nome:
Aldo Rossi

Nacionalidade:
Italiano

Nascimento:
03 de maio de 1931

Morte:
04 de setembro de 1997

Formação:
Arquitetura:Escola Politécnica de Milão - 1959

Porque foi escolhido – palavra do júri: 
Arquitetura é uma profissão na qual o talento amadurece lentamente. É uma disciplina que requer muitos anos de observação cuidadosa, de testes de princípios, de sentir o espaço, e, de experimentar os vários modos necessários para temperar e dar carinho. Prodígios em arquitetura são extremamente raros.

A matriz dehabilidades que permite um arquiteto trabalhar com mão firme e atingir o resultado pretendido, não permite atalhos. Um arquiteto que gostaria de ser o melhor que pode, deve servir uma relação de aprendizado durante a vida, bem além do exigido pelo licenciamento oficial. Ele deve conhecer o comportamento humano e entender as estruturas, os materiais e como desenhar formas e espaços para servirfinalidades intencionais de maneira inspirada e original.

O júri do prêmio Pritzker de Arquitetura encontrou essas e outras qualidades em Aldo Rossi e o selecionou como o premiado de 1990.

Conhecido por muitos anos como teórico, filósofo, artista e professor, Rossi passou o tempo desenvolvendo sua voz e caneta arquitetônicas. Palavras, assim como, desenhos e edifícios têm identificado-o como umdos grandes arquitetos. Como desenhista mestre, mergulhado na arte e arquitetura italiana, os croquis e ilustrações dos edifícios de Rossi têm frequentemente alcançado o reconhecimento internacional, antes mesmo de serem construídos.

Seu livro "Arquitetura e a Cidade", publicado em 1966, é um texto significante no estudo do pensamento e planejamento urbano. A partir desta base teórica surgiramdesenhos que sempre parecem ser parte do tecido da cidade e não uma intrusão.

Cada um dos desenhos de Rossi, seja um complexo de escritórios, um cemitério, um teatro flutuante, uma máquina de café requintada, ou, até mesmo, seus brinquedos, capta a essência de seu propósito.

Rossi tem sido capaz de seguir as lições da arquitetura clássica sem copiá-las; seus edifícios carregam ecos do passadono seu uso de formas, que têm uma qualidade universal assombrosa. Seu trabalho é ao mesmo tempo ousado e ordinário, original sem ser romântico, agradavelmente simples na aparência, mas, extremamente complexo em conteúdo e significado. Em um período de diversos estilos e influências, Aldo Rossi tem evitado o fashion e o popular para criar uma arquitetura singular.

Sobre uma base sólida deteoria, ele usa seu talento e habilidade para resolver os problemas do design de forma memorável e imaginativa. Sua influência é extensa e se expande a cada nova comissão. Com esta homenagem, Aldo Rossi se junta a uma dúzia de arquitetos já destacados por suas contribuições para a humanidade e ao ambiente construído através da arte da arquitetura.

Curiosidades: 
1956 – Inicia sua atividadeprofissional no escritório de Ignazio Gardella
1964 – Assume a direção editorial da revista “Casabella Continuitá”
1964 – É nomeado curador da Trienal de Milão – 13ª edição
1965 – É nomeado professor no Politécnico de Milão
1966 – Publica o livro “Arquitetura da Cidade”, que exerce grande influência no meio arquitetônico da segunda metade do século XX.
1979 – Torna-se professor na Accademia Nazionaledi San Luca
1981 – Publica “Autobiografia Científica”, um de seus textos fundamentais
1983 – Indicado como diretor da seção de Arquitetura da Biennale di Venezia

AD Classics: Cemitério de San Cataldo / Aldo Rossi



© Flickr: username-guiba6
Aldo Rossi , um homem apreciado internacionalmente por suas teorias, arquitetura e desenhos, foi um dos arquitetos mais importantes do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aldo rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo Rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi
  • Aldo rossi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!