Afrodescendentes

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Afrodescendentes e cotas no mercado de trabalho

A partir da experiência mundial sobre a discriminação racial, o Projeto de Lei 2.697/07, que estabelece cotas de afrodescendentes às empresas privadas, vai na contramão das relações trabalhistas. A imposição de forma reativa, com ênfase na aplicação de penalidades e sem a cooperação positiva entre os diversos atores sociais envolvidos, não éeficaz à proteção desta "minoria".
De autoria do deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP), o projeto traz em seu texto a proposta de reservar 20% do quadro de contratados a pessoas que se declaram negras e pardas, segundo os critérios raciais estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A questão da inserção dos afrodescendentes, assim como de outras minorias, no mercadode trabalho, a exemplo das mulheres, dos jovens sem experiência, dos deficientes e reabilitados, deve necessariamente passar por uma análise profunda de outros aspectos complexos de nossa sociedade, como o acesso à educação, cursos técnicos profissionalizantes e convênios com instituições de formação profissional.
O problema do desemprego não afeta apenas o afrodescendente e não tem como causaúnica o preconceito racial. Evidentemente não estamos fechando os olhos para a discriminação, apenas não concordamos que medidas estanques sejam a solução. Assim, parece-nos ser imprescindível investigar outras causas determinantes do baixo acesso do afrodescendente e outras minorias ao emprego formal antes de se impor o cumprimento de cotas às empresas privadas.
A análise do investimento em formaçãotécnica e profissional adequada deveria, a nosso ver, constituir o primeiro item a ser investigado, pois o que servirá de estímulo à abertura de novas vagas no mercado de trabalho é a capacitação voltada à necessidade econômica, o domínio de línguas estrangeiras, a formação profissional voltada às novas tecnologias.
Enfim, nosso sentimento é o de que o foco não deveria ser a busca de imposiçãode cotas, especialmente porque se estará mexendo na livre concorrência, uma área sensível na competitividade global que vivenciamos na atualidade. Há que se buscar uma solução mediante a cooperação entre os atores sociais como forma de estímulo à contratação de minorias.

Empregueafro * Empregabilidade Afrodescendente

Idealizado em 2005, a Empregueafro, retomou seus ideais em 2011 e agora, ede forma mais plural, oferece ao afrodescendente o aprimoramento de sua empregabilidade, ou seja, nosso objetivo é enriquecer o conjunto de competências e habilidades para proporcionar a inclusão, a sua condição de se manter empregável e competitivo num mercado segregado, assim como sua a ascensão profissional por meio de estratégias de treinamento, desenvolvimento e educação no seu sentido maisamplo.

Para as empresas que investem na diversidade étnica, oferecemos soluções na área de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos Afrodescendentes e Curso de Idiomas voltado ao desenvolvimento não só da competência lingüística, mas das inteligências múltiplas. E ainda, serviços de criação, desenvolvimento e organização de eventos e participação em feirasdiferenciadas com a temática étnico-racial.

Afro-descendentes: desafios no mercado de trabalho
 
A análise teórica sobre as relações raciais no Brasil integra várias áreas do conhecimento, apresentando ambigüidades que influenciam o avanço dos estudos sobre essa temática. A década de 90 foi marcada pela retomada de publicações, pesquisas e relatórios institucionais que, junto às novas estratégias degrupos organizados do movimento negro, colocaram a questão da discriminação racial/étnica no Brasil, suas causas e conseqüências, em evidência. A maioria destes trabalhos apresenta um quadro que revela a permanência das condições desfavoráveis de vida da população negra, com dificuldades de inserção e permanência em instituições de várias naturezas. No Brasil, a desigualdade racial não pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afrodescendentes
  • Afrodescendentes
  • Afrodescendentes
  • afrodescendente
  • Afrodescendente
  • Afrodescendente
  • Os afrodescendentes
  • Afrodescendente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!