afrodescendente

Páginas: 9 (2239 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Introdução
Afrodescendente ou negro são termos oficiais no Brasil, que são utilizados para identificar a cor de pessoas que pertencem a esse grupo. Segundo algumas pesquisas à grande maioria da população brasileira dizem ter ancestralidade europeia e que são brancas. O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos, a quantidade total de africanos que saíram da África para o Brasilpassou de cinco milhões, mas devido à morte de muitos, conseguiram chegar com vida aproximadamente quatro milhões e meio.
Os escravos homens, jovens e saudáveis eram os mais valorizados, a diferença de homens e mulheres eram muito grande na população escravizada. Nos navios negreiros embarcavam mais homens que mulheres, os donos de escravo não estavam preocupados com a reprodução natural até porqueera mais econômico comprar escravos recém-chegados do que ter que alimentar os filhos de escravos.
A afro descendência por se tratar de um tema bastante complexo, existem vários grupos defensores de direitos iguais independentemente do local, seja na sociedade, no mercado de trabalho ou na escola, por outro lado existem aquelas pessoas que agem com superioridade, preconceito e racismo, impondo oetnocentrismo, pessoas essas que se predispõem com seus posicionamentos irrelevantes a esse tema.
A primeira direção é delineada pela constatação de que a ciência da educação no contexto baiano comparada pela epistemologia produzida pelo educador não contempla a produção do conhecimento da infância afrodescendente. As concepções do próprio conceito de infância desde a visão antiga-ocidental até oprocesso moderno colonialista brasileiro evidenciam os seguimentos da infância valorizados ou excluídos pelo discurso político ideológico de cada época. Este discurso afeta diretamente a compreensão atual acerca dos grupos infantis considerados “melhores” e portadores de “nobreza de direitos”.
Historicamente a cultura branca brasileira marcada pelo etnocentrismo sempre esteve em posição devantagem social, política e econômica em detrimento dos grupos negros- afrodescendentes, mestiços e indígenas. A exclusão social e cultural desses grupos se dá também na escola, já que esta não vive numa “redoma” e é diretamente afetada pelo discurso ideológico discriminatório e excludente que funda a sociedade brasileira em relação à cultura desses grupos infantis. A partir desta constatação faz-senecessário trilhar um caminho discursivo no qual a “discrição densa” de fatos históricos possibilitou uma conceituação a infância afrodescendente e colaborou para uma valorização efetiva dessa cultura na tentativa de garantir-lhe os direitos outorgados em alguns artigos do estatuto da criança e do adolescente (ECA).
Desenvolvimento
Os afrodescendentes são povos originários da África e é umpovo que no passado era forçado a trabalhar pesado onde exigia muita força, no tempo da escravidão o negro era visto como objeto, hoje o mesmo é visto como um cidadão de segunda qualidade. Antes da abolição da escravatura os negros eram vistos como preguiçosos por isso eram colocados para desenvolver trabalhos duros. A escravidão foi abolida em 13 de maio de 1888 pela então princesa Isabel, mas amesma acabou no papel porque até nos dias atuais os afrodescendentes sofrem com trabalhos escravos.
Numa época em que se fala muito em globalização, direitos humanos o homem precisa se conscientizar de suas atitudes e também ter amor ao próximo independente de cor, raça ou credo religioso. Também precisa acabar com a desigualdade social, pois muitas vezes um negro pode ter uma boa qualificaçãointelectual e qualidade diversas, mas por ser negro na maioria das vezes são excluídos da sociedade devido a sua cor, necessita ter mais solidariedade, humanismo e deixar de lado o racismo e sempre pregando a igualdade entre os povos.
Os afrodescendentes são identificados pelas qualidades negativas segundo a sociedade preconceituosa, na concorrência por vagas no mercado de trabalho o cidadão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afrodescendentes
  • Afrodescendentes
  • Afrodescendentes
  • Afrodescendentes
  • Afrodescendente
  • Afrodescendente
  • Os afrodescendentes
  • Afrodescendente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!