Acetanilida

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
1 INTRODUÇÃO

As aminas possuem caráter básico, pois o nitrogênio pode oferecer um par de elétrons através de uma ligação covalente coordenada. O caráter básico das aminas é acentuadamente maisforte que o dos álcoois, éteres e ésteres porque o nitrogênio é menos eletronegativo que o oxigênio e, portanto, capaz de oferecer o par de elétrons disponível com maior facilidade[1].
Dentre as aminasmais importantes estão as aminas aromáticas que são extremamente tóxicas e sua absorção prolongada através da pele pode ter conseqüências letais. 
A substância química acetanilida, é um produto orgânicoda família das amidas aciladas aromáticas,  estas têm ação analgésica suave e antipirética, ocorrendo na forma sólida na temperatura ambiente, de cor branca solúvel em água quente e na maioria dossolventes orgânicos.
Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos para substituir os derivados da morfina. No entanto, seu uso deve ser controlado, uma vez que essa substância é tóxicae pode causar sérios problemas no sistema fisiológico.
A acetanilida, por ser uma amida secundária, sua síntese se da através de uma reação de acetilação da anilina.

2 OBJETIVOS

Preparar aacetanilida a partir de uma reação de acetilação da anilina e realizar procedimento de purificação do produto reacional através de recristalização.

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram realizados doisexperimentos ara essa síntese.

3.1. Experimento1

Uma massa de 2,1g de acetato de sódio foi pesada, e em um béquer adicionou-se 7,9mL de ácido acético glacial. Após, em constante agitação, colocou-se 7,6mL deanilina e 8,5mL de anidrido acético em pequenas porções.
Em seguida, desejou-se 200mL de água destilada. A mistura foi resfriada em banho de gelo para formação de precipitado cristalizado e, emseguida filtrada com água gelada. Foi realizada recristalização e o calculo do rendimento.

3.2. Experimento2

Adicionou-se 2mL de anilina a uma mistura contendo 3mL de HCl e 6mL de água. Em seguida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida
  • Acetanilida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!