RF1 ADM PRODU O II

515 palavras 3 páginas
Relatório Final – Problema 1

1. Introdução
Conforme apresentado, Joaquim administrador da produção da Jamaitel, nos procurou para ajudalo nas análises para avaliação de seu setor no ano de 2016 para o Produto B com relação à utilização, eficiência e custos, de acordo com o solitado pelo diretor da empresa.
A partir das informações apresentadas no caso, o grupo identificou que será necessário qualcular as variaveis que podem influenciar na programação da produção, sendo assim, foi definido o problema como: Como planejar e controlar a capacidade da produção para o ano de 2016?
A partir deste principio, foram pesquisados os conceitos de capacidade, objetivo do planejamento e controle da capacidade, etapas de planejamento e controle de capacidade, sazonalidade da demanda, OEE e políticas alternativas de capacidade.

2. Conceitos Relevantes: Capacidade:
Capacidade é o nível máximo de atividade de valor agregado que uma operação, processo ou instalação é capaz de alcançar durante um período de tempo. Segundo SLACK(2009) o uso do termo capacidade é no sentido estático, físico do volume fixo de um recipiente ou do espaço.

Objetivo do planejamento e controle de capacidade: SLACK (2009) diz que as decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho: Custos; Receitas; Capital de giro; Qualidade; Velocidade; Confiabilidade; Flexibilidade.

Etapas de planejamento e controle de capacidade:
Etapa 1: Medir a demanda e a capacidade agregadas.
Etapa 2: Identificar as políticas alternativas de capacidade.
Etapa 3: Escolher as políticas de capacidade mais adequadas. (SLACK, 2009, pg. 317)

Sazonalidade da demanda:
SLACK (2009) fala que a sazonalidade é a época em que um produto ou serviço, sofre efeitos dessa relação de oferta e demanda, causando uma redução ou aumento na oferta, nos preços, na produção, entre outros.

OEE – eficácia geral de equipamento:
OEE é a medida da eficácia geral de

Relacionados

  • Suprimento
    193421 palavras | 774 páginas