abordagem

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Com a Revolução Industrial, se buscou aumentar a eficiência das empresas, partindo de pontos vista diferentes e sem comunicação entre si, Taylor e Fayol começarão a desenvolver a chamada Teoria Clássica Ela se divide em Administração Cientifica criada por Frederick Taylor e em Teoria Clássica Criada por Henry Fayol.



Partiram de pontos distintoscom a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. 

A origem daTeoria Clássica está relacionada a Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão,melhorando a eficiência e aumentando a competitividade.
A partir deste período, a produção em massa, com o domínio dos monopólios, principalmente nos Estados Unidos, e, com sucessivos acontecimentos, aumentou-se o número de assalariados nas indústrias. Devido esta acelaração na indústria, seus organizadores precisaram tomar atitudes para se evitar o desperdício de materiais e programar a economia demão-de-obra. Assim surge a divisão do trabalho, são fixados os padrões de produção, descritos os cargos, determinadas as funções, estudo de métodos e normas de trabalho.
Para este aperfeiçoamento precisaram de máquinas e equipamento para melhorar suas industrias. Mas temos que lembrar que para a produção destes equipamentos também temos que aperfeiçoar a mão de obra e diminuir os custos, ou sejatambém precisaria de aperfeiçoar essa administração.
Podemos resumir que a origem da teoria Clássica se deu pelo crescimento desorganizado das empresas, e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.

Os grandes cérebros desta “revolução administrativa” foram Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol.

Frederick Winslow Taylor, fundador da Administração Científica,provindo de família extremamente rígida, teve uma educação baseada na disciplina e trabalho.
Iniciou sua carreira como operário, passando a outros cargos maiores até chegar a engenheiro.Na época vigorava um sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar opagamento por peça determinado pelos patrões. Esse fato levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
Em 1895, Taylor apresentou um trabalho que seria a base da Administração Científica, denominado A Pierce-rate sistem, um sistema de pagamento por peça, em que propunha um estudo de quanto tempo levaria para um homem fazer o seumelhor trabalho, completando sua tarefa, e trabalhando o suficiente, assegurando uma remuneração razoável.
Taylor chamou posteriormente esse trabalho de estudo sistemático e científico do tempo – dividir cada tarefa nos seus elementos básicos, com a colaboração dos trabalhadores, cronometrá-las e registrá-las. O processo compreendia ainda a seleção de trabalhadores e o pagamento de incentivos,permitindo o controle de todos os aspectos da produção e a sua padronização. Em 1903, publicou “Shop Management” – Administração de operações fabris, na qual a padronização das ferramentas e equipamentos, seqüenciamento e programação de operações e Estudo dos Movimentos, eram a temática central.

Principais estudos de Taylor:
Desenvolvimento de pessoal e seus resultados: acreditava queoferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Planejamento a atuação dos processos: achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento.
Produtividade e à participação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagens
  • Abordagens
  • Abordagem
  • abordagem
  • abordagens
  • abordagem
  • abordagens
  • Abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!