Abordagem

Páginas: 14 (3269 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014
Eu escrevi resumido no caderno.... do jeito que ela falo....
1970 Aplicada no 1º ciclo ED. basica – Psicomotricidade; Todos devem realizar – critico superadora; Movimentos adequados aumentando níveis 7 a 14 anos desenvolvimento motor – Desenvolvimentistas; Assuntos diversificados usa teoria - saúde renovada; Varias matérias temas relacionados a sociedade – sistêmica.

1-Sistemica – MauroBeth; 2-Construtivismo – João Batista Freire; 3-Aulas Abertas – Hildebrant; 4-Jogos Cooperativos – Fabio Brotto; 5- Critico Emancipatorio –Elenor Kunz 6-Cultural – Jocimar Dáolio; 7- Critico Superadora – Coletivo de culturas 8-Psicomotricidade – Leboch 9-Desenvolvimentista- Go tanis10-Saude Renovada – Guedes

Eugenia – Higienista Competição- Militaristo Auxilio Contra ditadura- esporte 1997 Abordagem pedagógica – PCN.

Tema principal, conteúdo principal da Ed.fisica – Cultura corporal de movimento.

Abordagens Pedagógicas na Educação Física Escolar


A partir dadécada de 80, influenciadas por discussões na área educacional e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte e de caráter alienante apregoado nas aulas de educação física, são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico a esses modelos (PCN, 1998).
Entretanto faz-se necessária a apresentação, por coexistirem várias concepções pedagógicas na educação físicaescolar. Iremos nos deter as principais tendências que se opõem às concepções esportivista e biologista, ou seja, ao modelo mecanicista.
As quatro tendências pedagógicas que serão abordadas são: desenvolvimentista, construtivista-interacionista, crítico-superadora e sistêmica.
Além destas iremos ver uma tendência de caráter biológico, a chamada biológica-renovada.


1.1 DesenvolvimentistaNo Brasil, o modelo desenvolvimentista é representado pelos autores: Go Tani em seus trabalhos de 1987 e 1988 com colaboradores e Manoel E.J. (1994). Uma das obras que representa esta abordagem é “Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista” de Tani et alli, 1988, (dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos).
A teoria desenvolvimentista baseia-seem abordagens associativas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, propondo uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.
Nesta abordagem é defendida a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física, não sendo sua função o desenvolvimento das capacidades que auxiliem na alfabetização e opensamento lógico-matemático, embora isto possa ocorrer como uma conseqüência da prática motora. (Darido, 1998).

Três aspectos relacionados ao conhecimento do crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da criança são de suma importância para a educação física escolar, sendo resumidamente expressado por Tani (1988):
“em primeiro lugar, o estabelecimento de objetivos, conteúdos e métodos de ensinocoerentes com as características de cada criança; em segundo lugar, a observação e a avaliação mais apropriada dos comportamentos de cada indivíduo, permitindo um melhor acompanhamento das mudanças que ocorrem e, finalmente, a interpretação do real significado do movimento dentro do ciclo de vida do ser humano” (p.02).
Tani (1988) acredita que por existir uma seqüência nos processos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagens
  • Abordagens
  • abordagem
  • abordagens
  • abordagem
  • abordagens
  • Abordagens
  • Abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!