Abordagens

Páginas: 25 (6070 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
2.2 – Construtivismo
Com a crise do paradigma condutivista entra em cena, em meados dos anos 50, a psicologia cognitiva, onde a principal característica é a construção do conhecimento através do processamento da informação.
Uma nova abordagem de ensino-aprendizagem começa a despontar nesse cenário: o Construtivismo. De caráter anti-associacionista, surge no período entre guerras e tem comoprincipais autores Jean Piaget e L. S. Vygotsky. A abordagem construtivista pode ser dividida em duas correntes: o Construtivismo-Interacionista e o Sócio-Interacionista.
2.2.1 - Construtivismo-Interacionista
As novas idéias colocadas pela abordagem Construtivista sugeriam que o aprendiz compreendia o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo. Estas novas idéiastinham no suíço Jean Piaget o seu maior expoente.
Piaget acreditava que a aprendizagem acontecia por etapas que estavam diretamente ligadas ao desenvolvimento mental da cada estudante. Ela estava centrada no desenvolvimento individual do sujeito, cada estudante deveria construir seu próprio conhecimento, sem levar em conta o contexto histórico social.
A idéia principal da abordagem piagetiana era que"a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta".
Sua pesquisa focaliza-se nas estruturas internas e processos que proporcionam a aquisição de conhecimento pelo indivíduo e seus estudos têm como ponto inicial a Teoria dos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, onde Piaget afirma que "a forma como uma pessoa representa o mundo - as estruturas mentaisinternas ou esquemas - muda sistematicamente com o desenvolvimento" [MAYER 1977]. Estas estruturas internas foram classificadas em quatro estágios que Piaget chamou de: estágio sensório-motor (0-2 anos) - a criança representa o mundo em termos de ações (chupar, olhar, deixar cair etc.); estágio pré-operacional (2-7 anos) - a criança, neste estágio, lida com imagens concretas e é limitada porproblemas de concretude, irreversibilidade, egocentrismo e centralização; estágio das operações concretas (7-11 anos) - a criança tem a capacidade recém-adquirida de operar mentalmente, ou de mudar uma situação concreta e de realizar operações lógicas sem apresentar os problemas do estágio anterior; estágio das operações formais (11 anos - adulto) - inicia-se uma progressiva capacidade mais refinada paraexecutar operações mentais, não apenas com objetos concretos, mas também com símbolos. A criança desenvolve a capacidade de pensar em termos de hipóteses e possibilidades, começando a aparecer o raciocínio científico em sua forma sistemática.
A implantação da abordagem construtivista nas escolas deu-se na década de 80. Neste contexto, o objetivo do professor seria o de favorecer a descobertaindividual, e não mais de determinar a velocidade e a forma de construção do conhecimento para o estudante.
Paralelamente ao desenvolvimento do Construtivismo-Interacionista de Piaget, sistemas computacionais como a inteligência artificial e o sistema de acesso a informação não-linear (hipertextos) surgiram, permitindo formas diversas de buscar informações e construir conhecimentos mais adaptáveisàs características cognitivas dos alunos.
Não demorou muito até que estas frentes, da informática e da educação, se encontrassem, e pesquisadores das duas áreas propusessem um novo conceito em sistemas informatizados para educação , os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) [Anderson 85], cuja principal diferença em relação aos seus antecessores era a possibilidade de acompanhar individualmente odesempenho dos estudantes, deixando-os em alguns momentos livres para seguirem seu ritmo de aprendizagem a partir de consultas em seqüências didáticas e em outros, orientando-os quando necessário, como se fossem tutores humanos.
2.2.2 - Construtivismo Sócio-Interacionista
Nesta abordagem o principal nome é o de L. S. Vygotsky, psicólogo russo que viveu e desenvolveu seus estudos durante os anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagens
  • Abordagem
  • abordagem
  • abordagens
  • abordagem
  • abordagens
  • Abordagens
  • Abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!