Negocios internacionais

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
 Uma das principais questões da atualidade, é se a tendência de se formar e consolidar blocos econômicos irá enfraquecer os acordos multilaterais de comércio
Os acordos multilaterais surgiram coma criação do Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio). Essa entidade vem aprovando regras que visam estimular o comércio multilateral. Regras essas, que devem ser seguidas por todos seus signitários,que hoje são mais de 120 países, facilitando as trocas comerciais. Um principio importado dessa entidade entre países membros. Ou seja, qualquer vantagem envolvendo tarifas aduaneiras e concedidobilateralmente deve ser estendido ao comércio feito com todos os países signitários.
A ultima rodada de negociações se iniciou em 1986, no Uruguai. Nessas negociações era pretendido incorporar àsregras do Gatt setores como agricultura, serviços, têxteis, investimentos em que o protecionismo se mantinha preservado por regras que dificultavam a expansão dos trocos.
Devido aos obstáculos colocadospor países que não queriam ceder certas vantagens, as negociações, que receberam o nome de Rodada Uruguai, extrapolaram o prazo, que foi previsto  para quatro anos. Finalmente a Rodada Uruguaifinalizou em 1994, quando em Marrakech, Marrocos, foi assinada a Declaração de Marrakech, que criou a OMC (Organização Mundial do Comércio).
A OMC, tem sua sede em Genebra, Suíça. Surgiu para substituir oGatt, que era apenas um acordo, e passou a ter o mesmo status do FMI, tendo maior  força para finalizar o comércio e fortalecer o multilateralismo. A OMC começou a funcionar em 1995; e resultando deacordos da OMC ou de interblocos, uma coisa é certa, o comércio mundial só tende a crescer.
O comércio mundial tem crescido rapidamente, desde a Segunda Guerra Mundial, inclusive mais rápido que oproduto mundial bruto. Essa é uma das importantes da globalização. A expansão do comércio se deve aos avanços tecnológicos nos meios de transportes e comunicações, que além de terem provocado, podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negócios internacionais
  • Negocios internacionais
  • Negócios internacionais
  • Negócios Internacionais
  • Negócios Internacionais
  • negócios internacionais
  • negócios internacionais
  • Negocios internacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!