116788342

Páginas: 11 (2528 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL–EDUCAÇÃO INFANTIL
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS



APRESENTAÇÃO

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia, mas por obediência, comia.
Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenasum conhecimento empírico, porém a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.
Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.JUSTIFICATIVAS
Com uma alimentação saudável ou alternativa, garantimos uma vida longa e saudável. Os alimentos, quando ingeridos transformam-se na energia geradora de pensamentos, emoção e movimento. Alimentação sadia, equilibrada, gera saúde física e mental.
Sabemos que desde cedo é necessário conscientizar as crianças da importância de bons hábitos para uma vida saudável e feliz.
Aodesenvolver este projeto, acreditamos estar contribuindo de maneira significativa para aquisição de bons hábitos alimentares e de higiene, fundamentais para saúde de nossas crianças.
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre ele o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaçoescolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais.
1) Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;

2) Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

3) Ações de proteção à alimentação saudável, pormeio de medidas que evitem a exposição da comunidade a prática alimentares inadequadas.

O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, implantar uma campanhaeducacional sobre o Alimento saudável por meio da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando acrescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast Food”, elaboramos este projeto.


OBJETIVO GERAL

O Objetivo principal do “Projeto Alimentação Saudável” é conscientizar os alunos pelo direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticasde promoção, proteção e recuperação da saúde. Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;

• Conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada;

• Buscar informações em diferentes fontes deforma a verificar e comprovar hipótese feitas sobre o assunto;

• Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;

• Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;

• Valorizar o momento reservado à alimentação;

• Identificar alimentos não-saudáveis;

• Conscientizar para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!