Behaviorism02.

1420 palavras 6 páginas
BEHAVIORISMO

Brasilia
2013

BEHAVIORISMO

Este sistema de psicologia fundado por Watson é sem dúvida, a mais controvertida das teorias americanas. Watson propôs o Behaviorismo Metodológico ou Empírico, onde desejava aplicar as técnicas e princípios da psicologia animal aos seres humanos. Este foi um dos aspectos positivo tendo como ponto principal o comportamento como fonte de dados, tendência que perde terreno para a fenomenologia e psicologia Existencial.
O principal ponto de controvérsia em trono do Watson e suas ideias foi à negação da existência da mente, o que constituiu o Behaviorismo Radical. Não sendo o Watson o primeiro a destacar a necessidade da objetividade em psicologia. Dizeres definiu o objetivismo como: todo e qualquer sistema de substituição de dados subjetivos e introspectivos, por dados objetivos e observação direta. Cabanis afirmou que os eventos “ mentais” são funções do organismo total e não apenas da mente.O Positivismo fundado pelo francês Auguste Comte, acreditava que só o conhecimento social,objetivamente observável, pode ter validade. Acreditavam que o pensamento humano se desenvolvia de três modos:
*O teológico
*Metafísico
*Científico ou positivista.
Mais construtivamente Comte salientou dois tipos de estudos das funções afetivas e intelectuais.
1º determinava com precisão as condições orgânicas de que essas funções dependem;
2º observar a sequencia de comportamento. Suas ideias foram seguidas pelos materialistas franceses e britânicos. A Psicologia Animal teve fundamental importância para a evolução da psicologia como ciência. Fundamentada na teoria de Darwin que afirmava a continuidade de comportamento animal no homem, tendo o animal como referencial para o estudo do comportamento humano. Morgan adaptou a lei da parcimônia à psicologia comparada (do + simples p/ o + complexo),usando uma metodologia semi-experimental e observações parcialmente controladas.Supôs que os processos de aprendizagem humana e sub-humana

Relacionados