Patakori ogun!

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Inicialmente, deve-se ressaltar que o este texto tem cunho informativo e não catequizador, ou seja, a única finalidade do texto é auxiliar no término do preconceito e na disseminação da informaçãosobre a cultura afro-brasileira.
Orixás, nome dado às vibrações oriundas de Deus, mas que causa muita confusão, pois se acha que são outros tipos de Deuses. Em outras palavras, Orixás são emanaçõesdas energias de Deus. Por exemplo, a orixá Oxum é a emanação de amor; Oxalá, de paz.
O Orixá a ser tratado neste texto será Ogum, o qual representa a aplicação da justiça prescrita por Xangô, seuirmão, segundo as lendas africanas. Este primeiro orixá representa a masculinidade e bravura que há nos homens da Terra, tanto que é conhecido como “orixá guerreiro”.
Nas tribos matrizes, os rituais paraeste orixá eram praticados apenas pelos homens e tinham o intuito de atrair a caça e o sentimento de guerra (com a finalidade de proteção, não de ataque), pois, muitas vezes, os exércitos se sentiamdesmotivados a lutar e, como em diversas religiões, o “santo” era um meio de encorajar os guerreiros, sob o risco de perderem a força e a virilidade, além da possível perda da mulher para um líderrival.
No entanto, este texto não tem o intuito de abranger as raízes das religiões, mas, sim, tratar da atual representação e significado do orixá, em especial, para a religião Umbanda.
Apenas mais umanota: os orixás são cultuados, além de pela Umbanda, pelo Candomblé, Quimbanda e algumas outras vertentes menos conhecidas e quase extintas.
Pois então, para a Umbanda, o Orixá Ogum é aquele queimpõe a lei e preserva a aplicação da justiça divina. É representado por um homem negro, com postura ereta e em posição de ataque, também empunha uma espada em sua mão direita. (Como visto na figura)Durante o período escravista no Brasil, os negros, que trouxeram a crença nos orixás, não tinham permissão de utilizar suas imagens e nomes originais, pois os senhores de escravo temiam que aquilo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!