033043521830

Páginas: 4 (812 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Poka-Yoke, também criado por Shingo
Shigeo Shingo (8 de janeiro de 1909 — 14 de novembro de 1990), considerado um “gênio da engenharia”, revolucionou as práticas de produção devido às diversascontribuições nessa área.
Resumindo o Poka-Yoke é um termo japones onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenirfalhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto.
O objetivo do Poka Yoke é evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, aoevitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade. Estamos falando então de um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que ascausas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados.

O Poka Yoke pode ser de duas maneiras:

De controle - quando a linha de produção pára assim que a causa do erro é detectada, ouseja, o processo não vai continuar se o mesmo possuir um erro.

De advertência - nesse caso é emitido um alarme ou sinalização para que os operadores possam tomar as devidas providências.


Métodospara aplicação do Poka-Yoke
Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto.
Método de conjunto: Baseado naexecução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.
Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.

Este fator de inspeção do Poka-Yoke estárelacionado diretamente na ação humana, porque durante um processo de manufatura onde temos a utilização de mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, entre eles menciono alguns .Falta de atenção;
Falta de conhecimento;
Acuidade visual;
Erro proposital.

um exemplo clássico de Poka-Yoke, os já esquecidos disquetes tem suas dimensões e formato voltados para o não uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!