artes

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Organização do corpo dos poríferos
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Observe no esquema abaixo que a água penetrano corpo do animal através dos vários poros existentes em seu corpo. Ela alcança então uma cavidade central denominada átrio. Observe também que a parede do corpo é revestida externamente por células achatadas que formam a epiderme. Já internamente, a parede do corpo é revestida por células denominadas coanócitos.
 


Digestão dos poríferos
As esponjas não possuem sistema digestório, e adigestão é exclusivamente intracelular. Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo. Estas partículas entram pelos poros junto com a água, caindo no átrio (ou espongiocele) que é a cavidade interna da esponja e saem pelo ósculo, uma abertura maior. As partículas de alimento que ali entram podem ficar retidas no colarinho de células flageladas chamadas coanócitos,que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja, graças à presença de flagelos.
Os coanócitos fagocitam  e digerem parcialmente estas partículas, transferindo-as para os amebócitos, células que compoem a mesogléia, material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas. Os amebócitos terminam de digerir as partículas e distribuir por todo o corpo o produto desta digestão.Respiração pori
Também não apresentam sistema respiratório, e as trocas gasosas ocorrem por difusão.
Circulação pori
A circulação é basicamente de água, alimento e espermatozóides, que entram pelos poros e saem pelo ósculo, promovida pelo movimento dos flagelos dos coanócitos
Excreção pori
A excreção é feita por difusão.

CELENTERADOS
EXCREÇÃO - dá-se através da superfície geral doorganismo
 
Reprodução
 
A maioria dos celenterados apresenta reprodução sexuada e assexuada, sendo grande o número de espécies que apresenta alternância de gerações (metagênese). Nesse caso, a forma polipóide produz assexuadamente pequenas medusas que, após um período de desenvolvimento, produzem gametas de cuja fusão resulta o zigoto.
 
A fecundação é externa na maioria dos celenterados, havendoespécies em que o encontro dos gametas ocorre dentro da cavidade gástrica. Nos casos em que o desenvolvimento é indireto (todas as espécies marinhas) o zigoto formado dá origem a uma larva ciliada (plânula). Após algum tempo a larva se fixa ao substrato dando origem a um novo organismo (pólipo).
 
Nas espécies que apresentam apenas a forma de pólipo, esse se reproduz sexuadamente originando novospólipos. Os espermatozóides são liberados na água, nadando ao encontro do óvulo. A fecundação e as primeiras divisões ocorrem com o zigoto ainda preso ao organismo materno. Como seqüência do processo, o embrião se destaca e transforma-se em um pólipo jovem que na maturidade repete o ciclo.
RESPIRAÇÃO - as trocas gasosas dão-se através da superfície geral do organismo. Não há órgãosrespiratórios.
Habitat - Celenterados
O habitat dos celenterados é muito simples de explicar, pois vivem tanto em água doce quanto em água salgada.
Classificação dos Celeterados
*Hidrozoários: São as hidras e as caravelas.
*Cifozoários: águas-vivas
*Antozoário: Anêmonas do Mar e os corais


EQUINODERMAS
Classificação
O filo Echinodermata é dividido em cinco classes:
a) Asteroidea: têm corpoachatado, com forma de estrela e dotado de 5 a 50 braços. Locomovem-se sobre o leito oceânico e são carnívoros. Exemplos: estrelas-do-mar.
b) Echinoidea: seu corpo é circular, sem braços. Exemplos: ouriço-do-mar e bolacha-da-praia.
c) Holothuroidea: Apresentam corpo alongado, semelhante a um pepino, e não têm braços. Exemplo: pepino-do-mar (ou holotúria).
d) Crinoidea: animais com o corpo em forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte
  • arte
  • Arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!