Rio+20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Rio + 20?
A Rio + 20— Um nome curto para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que foi realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012. É uma oportunidade histórica para definir caminhos para um mundo mais seguro, mais igual, mais limpo, mais verde e mais próspero, para todos.
Vinte anos após da ECO 92 no Rio, onde os países aprovaram a Agenda 21, um planopara repensar sobre crescimento econômico, justiça social avançada e assegurar proteção ambiental. A ONU mais uma vez reúne governos, instituições internacionais e grupos importantes para chegar a um acordo sobre uma série de medidas inteligentes que podem reduzir a pobreza enquanto promovem empregos decentes, energia limpa e maior sustentabilidade e utilização mais justa dos recursos.
A Rio + 20 éuma chance de afastar-se da mesmice e agir para acabar com a pobreza, discutir sobre destruição ambiental e construir uma ponte para o futuro.

Por que precisamos da Rio + 20?
O mundo tem agora 7 bilhões de pessoas, até 2050, haverá 9 bilhões.
Uma em cada cinco pessoas entre 1,4 bilhões vivem atualmente com US$ 1,25 por dia, ou menos.
Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso àeletricidade, dois bilhões e meio não tem um banheiro e quase um bilhão, passam fome todos os dias.
Se grandes quantidades de gases de efeito estufa continuar a subir e as mudanças climáticas continuarem sem controle, mais de um terço de todas as espécies conhecidas podem extinguir.
Se quisermos deixar um mundo habitável para nossos filhos e netos, os desafios da pobreza generalizada e dadestruição ambiental precisam ser enfrentados agora.
Vamos ficar sujeitos a custos muito maiores no futuro, incluindo mais pobreza e instabilidade, e um planeta degradante se não formos capazes de enfrentar adequadamente esses desafios críticos agora.
A Rio + 20 oferece uma oportunidade para pensar globalmente de modo que todos nós podemos agir localmente para assegurar o nosso futuro comum.

Quequestões a Rio + 20 irá abordar?
Soluções para muitos problemas de desenvolvimento sustentável, incluindo desafios relacionados a cidades, energia, alimentos, água e ecossistemas conhecidos.
Na Rio +20, os países irão buscar formas de torná-las uma realidade por:
Fazendo a transição para economias mais verdes enquanto se concentra na erradicação da pobreza.
Protegendo os oceanos da pesca predatória,da destruição dos ecossistemas marinhos e dos efeitos adversos das mudanças climáticas.
Tornando nossas cidades mais habitáveis e mais eficientes.
Ampliando a utilização de fontes de energia renovável que pode reduzir significativamente as emissões de carbono, bem como a poluição interior e exterior e promoção do crescimento econômico.
“A agenda de desenvolvimento sustentável, é a agenda decrescimento para o século 21”.
.
Rio + 20 em busca dos três pilares: crescer, incluir e proteger.

O balanço dos dez dias de discussões na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, dividiu opiniões em relação ao documento final. Autoridades brasileiras consideraram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, já os movimentossociais e alguns líderes estrangeiros criticaram a falta de ousadia do texto.
O chefe da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador André Corrêa do lago, reiterou que o saldo da Conferência foi positivo. “O principal saldo foi fazer com que o desenvolvimento sustentável se transforme em paradigma em todos seus aspectos: social, ambiental e econômico” salientou.
Já a presidente Dilma Rousseff disseque em linhas gerais a Rio+20 representou “um grande passo adiante que a deixa extremamente satisfeita e que senta as bases para a construção de um modelo que permita tornar realidade os três pilares do desenvolvimento sustentável: crescer, incluir e proteger”.

As 7 questões criticas discutidas:
ENERGIA - A discussão pela busca de fontes de energias renováveis vai da energia nuclear às...
tracking img