Rio + 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
Este trabalho tem um bom conteúdo sobre o Rio+20 e esta organizado no nível universitário que estamos estudando sem ser muito aprofundado no assunto apenas explicando resumidamente, para com isso termos uma boa compreensão do que é o Rio+20.

Objetivos
Trabalho redigido com objetivo de alcançar a nota de avaliação da professora de recursos naturais , naqual terá um a grande importância acadêmica no potencial de cada aluno no presente e no futuro.




Introdução
Rio +20 e um dos movimentos mundiais mais importantes do planeta pois trabalha com muitos aspectos sociais e ambientais, este trabalho também tem muita importância pois através dele muitos conheceram o que éo Rio+20, nele será abordado as questões que serão abordados, o por que precisamos do Rio+20 e Economia verde. 
Rio+20 (UNCSD)

Rio de Janeiro, Brasil 20 - 22 Junho de 2012
Rio +20 será um dos encontros mundiais mais importantes sobre o desenvolvimento sustentável em nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que protege a saúde do meio ambiente,enquanto apoia as realização do Millenium

O que é a Rio + 20?

A Rio + 20— Um nome curto para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012. É uma oportunidade histórica para definir caminhos para um mundo mais seguro, mais igual, mais limpo, mais verde e mais próspero, para todos.
Vinte anos após da ECO 92 no Rio, ondeos países aprovaram a Agenda 21, um plano para repensar sobre crescimento econômico, justiça social avançada e assegurar proteção ambiental. A ONU mais uma vez reúne governos, instituições internacionais e grupos importantes para chegar a um acordo sobre uma série de medidas inteligentes que podem reduzir a pobreza enquanto promove empregos decentes, energia limpa e maior sustentabilidade eutilização mais justa dos recursos.
A Rio + 20 é uma chance de afastar-se da mesmice e agir para acabar com a pobreza, discutir sobre destruição ambiental e construir uma ponte para o futuro.
Desenvolvimento sustentável é “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.
Brundtland Commission (1987)Agenda 21 define nove grandes grupos: mulheres, crianças e jovens,; os povos indígenas; ONG; autoridades locais; trabalhadores e sindicatos; negocios e indústria; comunidade científica e técnica e agricultores.
Metade da humanidade vive hoje em cidades. E dentro de duas décadas, quase 60% da população do mundo, 5 bilhões de pessoas, serão residentes urbanos. (Fonte: UN-HABITAT)




Por queprecisamos da Rio + 20?

O mundo tem agora 7 bilhões de pessoas, até 2050, haverá 9 bilhões.
Uma em cada cinco pessoas entre 1,4 bilhões vivem atualmente com US$ 1,25 por dia, ou menos.
Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade, dois bilhões e meio não tem um banheiro e quase um bilhão, passam fome todos os dias.
Se grandes quantidades de gases de efeito estufacontinuarem a subir e as mudanças climática continuarem sem controle, mais de um terço de todas as espécies conhecidas podem extinguir.
Se quisermos deixar um mundo habitável para nossos filhos e netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruição ambiental precisam ser enfrentados agora.
Vamos ficar sujeitos a custos muito maiores no futuro, incluindo mais pobreza e instabilidade, e umplaneta degradante se não formos capazes de enfrentar adequadamente esses desafios críticos agora.
A Rio + 20 oferece uma oportunidade para
A pensar globalmente de modo que todos nós podemos agir localmente para assegurar o nosso futuro comum.

Que questões a Rio + 20 irá abordar?

Soluções para muitos problemas de desenvolvimento sustentável, incluindo desafios relacionados a cidades,...
tracking img