O vale da morte - eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO SOBRE A ORIGEM DO VALE DA MORTE (DEATH VALLEY)

O Vale da Morte está situado na fronteira entre Califórnia e Nevada (EUA), possui cerca de 225km de extensão e 24km de largura, encontra-se rodeado por uma cadeia montanhosa. Com temperatura que pode chegar até a 56ºC, é um dos locais mais inóspitos da terra.

Observando-se o Vale da Morte, é possível identificar os registros dasforças naturais gravados na rocha. Possui um arquivo natural único. Nas montanhas Alexander existem as rochas que são consideradas as mais antigas do Vale (cerca de 1,2 bilhões de anos), formadas de arenito, rocha sedimentar que é comum em locais onde houve presença de mares. O arenito se forma a partir de ossos e conchas marinhas que morreram e afundaram no fundo oceânico, sobre o peso de diversascamadas, o material é esmagado lentamente, até se solidificar. Ao examinar fósseis presentes nas rochas, foi encontrado registros de estromatólitos, que são fósseis formados por microrganismos no fundo de mares rasos. Além do arenito, há a presença de granito, o qual explica o motivo do mar do Vale desapareceu. O que hoje é uma rocha sólida presente abaixo do Vale, já foi um magma incandescente, quedá pistas de que ali havia uma cadeia vulcânica, e que foram essas montanhas de fogo que empurraram o mar, tornando a região tão árida. Isso pode ser explicado através da teoria das placas tectônicas, a qual indica que há cerca de 100 milhões de anos, duas placas se moveram, empurrando a terra para cima. O calor desta colisão desencadeou uma série de erupções vulcânicas em torno da costa, empurrandoos mares que inundavam o Vale. A presença de ouro, que também foi trazido até a superfície pelos vulcões, é encontrado em veios rochosos, o que tornou o Vale da Morte um local tomado pela extração desse material.

Violentas forças geológicas destruíram os picos vulcânicos, expandiram a terra e tornaram o Vale da Morte no local mais baixo dos Estados Unidos, no entanto, ao redor do Vale, picosde montanhas cobertas de neve se elevam a cerca de 3.300m de altura. Pode-se perceber faixas horizontais de camadas rochosas nos montes, as quais foram formadas por deposição de materiais pelo leito oceânico, porém, é possível perceber que há também algumas faixas verticais. Existem outros indícios, que são um tanto incomuns, de um cone de escória, que são vulcões pequenos formados por magma debaixa viscosidade. Nestes locais, foi possível concluir através do estudos de certas rochas, chamadas de “casco de tartaruga”, que foram formadas no interior da crosta terrestre e foram expelidas até a superfície, depois foram esticadas por forças geológicas durante a formação do Vale da Morte. Isto está diretamente ligado ao movimento dos continentes, quando a colisão tectônica que provocou aelevação dos vulcões cessou, as montanhas foram lentamente separadas e inclinadas para baixo. Gradualmente, durante o afundamento da crosta fundamental, formou-se uma bacia profunda entre as cordilheiras, tornando o Vale o local com a menor espessura de crosta terrestre do planeta (apenas 25.000m de extensão, sendo que, em média, a crosta ao redor da terra tem cerca de 40.000m de espessura).

Outromineral abundante encontrado no Vale da Morte, é o Borax (também conhecido como “ouro branco do deserto”), que tornou-se também uma fonte de extração no final do século XIX, pois era raro e muito utilizado em antissépticos e detergentes. Para saber se havia borax nas rochas, os mineradores queimavam o mineral com álcool e ácido sulfúrico, caso a chama tivesse coloração esverdeada, indicava presençado mineral. Estes indícios foram importantes para que os cientistas tivessem pistas do que havia acontecido no Vale, pois depósitos de Borax são encontrados apenas em fundos de lagos de água doce, concluindo-se que o local foi inundado pelo derretimento das geleiras da era glacial (há cerca de 200.000 anos). A água que descia pelas montanhas, arrancava minerais como o borax, e os depositava...
tracking img