O uso do crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL

ANTONIA ELIONETE MELO MARQUES







O CONSUMO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL.











CRATEÚS-CE
2012


ANTONIA ELIONETE MELO MARQUES








O CONSUMO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL.


Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, FormaçãoSocial Politica e Economica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.









CRATEÚS
2012

SUMARIO

Resumo ......................................................................................................... 03
Introdução..................................................................................................... 04
1. O Consumo do Crack: Um Problema Social.............................................. 05
Conclusão ..................................................................................................... 09
Referencias Bibliográficas ............................................................................. 10











RESUMO

Através da presente produçãotextual pretende-se, mostrar que o crack rapidamente se infiltrou nas varias classes sociais, no começo ele estava ligado as populações mais baixas, mas hoje ele esta sendo usado por pessoas de todos os níveis sociais, presente não só nos principais centros urbanos quanto nas cidades de pequeno porte por todo o país. Alem do mais ainda realizamos uma caracterização dos aspectos históricos doprocesso de urbanização brasileiro, destacando a chegada e implantação da família real no Brasil, e a contribuição da reforma de Pereira passos em 1903, além de diagnosticamos, ações a serem desenvolvidas pelo profissional do serviço social junto à sociedade, usuário e família do dependente químico, para melhor combater a proliferação do crack em nosso país.











INTRODUÇÃO

Oaumento de usuário do crack, nos últimos anos está alarmante e vem ultrapassando todas as fronteiras sociais, politicas e nacionais, ele está presente no nosso dia-a-dia, fazendo vítimas em todo território nacional, contribuindo para o aumento de violência, o tráfico se instalou e montou suas bases de distribuição e venda.
Isso aconteceu por falta de interesse dos governantes, já que quandosurgiu no Brasil no início dos anos 1990, as autoridades achavam que o crack não sairia do consumo das pessoas de baixa renda, mas logo a droga ganhou adeptos em todas as classes sociais, por isso não deram a importância devida à problemática, nem ao menos pensaram que a substancia poderia levar o país a um catástrofe de drogadição, transformando seus usuários em “escravos”, devido a sua rápidadependência química.
Enfim, o crack alastrou-se com rapidez por todo o Brasil, no começo ele estava ligado as populações mais baixa, mas hoje agente percebe que ele está na classe media e ate na classe alta, e o tráfico teve um importante papel nisso, é valido salientarmos que como o Brasil teve um crescimento desorganizado onde os princípios de urbanização do país só foram constituídos paraatender a demanda da burguesia, jamais pensaram em como iriam conviver com altos índices de pessoas vivendo em situações de misérias, pessoas sem um apoio de uma sociedade corrompida pelo o individualismo.
Antes, a dependência química era tratada como desvio moral, fraqueza do individuo, era basicamente um caso de policia. Hoje a dependência é tratada pelos especialistas como uma doença e que acompulsão pelas drogas refere aos transtornos mentais e comportamentais, chamados antes de “viciados” ou “drogados”, hoje designados como “adictos” ou “dependentes químicos”


1. O CONSUMO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL.

Devido acessibilidade, a popularidade e principalmente por seu baixo custo o crack está se espalhando por todo o país. De acordo com pesquisas realizadas o crack está...
tracking img