O uso do crack no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O tema escolhido é um tema polêmico e tem grande relevância porque afeta a sociedade de uma forma geral já que as drogas, não escolhem condição social raça, credo, religião, ou seja, estão presentes em todas as camadas sociais, hoje este é um problema de saúde publica, a nível mundial já afetando a maioria se não todos os países do mundo.
Fazendo a sociedade mundial pensar em meios para frearesta praga que se espalha cada vez mais e mais rápido, o uso das drogas tem crescido gradativamente em função da falta de estrutura da sociedade em elaborar métodos eficientes de prevenção do uso das drogas já que é preciso muito mais estrutura para enfrentar este que um problema crônico em nosso meio.
Alem do mais este é um problema também do núcleo familiar onde as famílias muitas não percebemque seus entes estão se envolvendo com drogas isso na maioria das vezes só é notado quando o problema já é de fato, ou seja, o usuário já esta dependente da substancia.
2 DESENVOLVIMENTO
Hoje o problema das drogas tem uma representação social de grande importância, já que estudos comprovam que este problema está também associado à violência no ambiente doméstico e também é fator desencadeante dedelitos, que para suprir o vício o usuário muitas vezes furta e até rouba em casa ou fora, a sociedade em grande parte da população está ciente que este problema é um problema de saúde pública e também um problema social que se agrava cada dia mais e mais e como tal deve ser tratado. Com programas de recuperação para essas pessoas, e combate ostensivo a crimes como o tráfico de drogas.


2.1 OTRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
O trabalho do assistente social é atender de forma igualitária a todos sem distinção orientando as pessoas para que estes possam conhecer seus direitos e cumprir com seus deveres nunca influenciando, sempre deixando que as pessoas tomem suas próprias decisões.
Afinal o assistente social de é uma forma geral é um profissional que atua na comunidade como o nome já diz“social”. Vem de sociedade de coletivo o profissional assistente social sempre atuará na sociedade como um todo sempre buscando a integração do individuo na sociedade no que diz respeito às drogas, isso não é diferente, pois o usuário de drogas muitas vezes é discriminado e o papel do serviço social é de reinserir os indivíduos na sociedade orientar e encaminhar estas pessoas na sua recuperação.As causas da drogadição são inúmeras, diversos relatos informam que na maior parte dos casos eles começam com o uso do álcool assim passando algumas vezes pela maconha só aí alcançando as drogas consideradas de maior poder destrutivo como, por exemplo, o crack que é motivo deste trabalho acadêmico.
Alguns relatos dizem que algumas das causas da procura pelas drogas vão de uma busca incessantepelo prazer “prazer por prazer”. Simplesmente que não se justifica já que prazer é muito subjetivo, isso explicaria a altas taxas de reincidência ou recaídas de usuários em tratamento, a busca incessante pelo prazer sempre buscando mais e nunca alcançando, e mais, vivenciar novas experiências, curiosidade, falta de apoio da família ou mesmo desinteresse.
É valido ressaltar que o uso de substânciastoxicas como as drogas atingem não só o aspecto social como também estão associadas a problemas de saúde de ordem neurológica, psíquica e física que muitas vezes são irreversíveis ou de difícil tratamento por isso o melhor tratamento é a prevenção.
Sabe-se que os números relacionados ao uso das drogas são altíssimos chegando a níveis alarmantes tendo como exemplo as pessoas que se dizem usuáriasde drogas como o álcool a maconha, solventes e o crack.
Traduzindo isso para números percentuais em entrevista feita a usuários nas 108 maiores cidades do Brasil, os que se dizem usuários, dos entrevistados 76,6% dos entrevistados se dizem usuários de álcool, o tabaco ou cigarros aparece com 44% dos entrevistados, enquanto a maconha 8,8% se dizem usuários, e os solventes com 6,6% se dizendo...
tracking img