O uso do crack: um problema social presente em todas as regiões do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MÁRCIA JUCILÉIA VIEIRA BARBOSA

O USO DO CRACK:
UM PROBLEMA SOCIAL PRESENTE EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Araranguá
2012

MÁRCIA JUCILÉIA VIEIRA BARBOSA

O USO DO CRACK:
UM PROBLEMA SOCIAL PRESENTE EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social da universidade Norte do Paraná-UNOPAR
Professores: Giane Albiazzetti, Gleiton Lima, Lisnéia Rampazzo, Rosane Malvezzi.

Araranguá
2012

INTRODUÇÃO
Diariamente vimos e ouvimos na televisão, internet, radio e jornal matérias relacionadas ao uso de dogras e suas conseqüências. Este assunto se torna polêmica pelos vários pontos de vista de cada pessoa.
O presente trabalho tem como objetivo relatar o uso do crack e outrasdrogas em diversos aspectos. Dentre eles estão o uso dessas substâncias e como a sociedade compreende este assunto, será que este problema esta sendo encarado da forma como deve ser? O que deve ser feito para ajudar as pessoas dependentes do crack? Quais as causas principais de seu uso?
Vencer as drogas traz para a sociedade vários pontos positivos, entretanto esta luta deve ser árdua e persistente,pois cada pessoa possui uma vida própria e com ela suas alegrias e tristezas, por isso é extremamente importante que os profissionais do serviço social e outras pessoas ao ajudar um dependente químico tenham como primeiro passo entender e compreender qual o problema que levou a pessoa a usar algo que destruísse sua vida.



USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?Segundo (Scheffer e Almeida 2010), ‘’O uso e abuso de substâncias transformou-se um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo’’. Na verdade o uso de drogas está presente em todos os países sendo estes metrópoles ou pequenas cidades, ricas ou pobres. E em varias famílias de todas as classes sociais. Para combater esse problema é necessária uma campanha de reeducaçãopara toda a sociedade em relação ao uso de drogas e suas consequências. Sendo assim esse assunto não será mais encarado com preconceito pela sociedade, pois a mesma tem um papel muito importante para a reabilitação dessas pessoas e prevenção contra o uso de drogas.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO USO DO CRACK EM NOSSA SOCIEDADE

O uso de drogas geralmente esta associado com acidentes de trânsitos,violência familiar, roubo e etc. Por isso esse problema social geralmente é encarado de uma forma errada pela sociedade, o dependente químico geralmente é denominado como vagabundo que não trabalha por que é vádio e rouba para usar droga e além de tudo são covardes por violentarem a família. Entretanto sabemos que o uso de substâncias químicas como as drogas, bebidas alcoólicas entre outras é edeve ser encarada como uma doença. Se a sociedade continuar agindo assim terá como conseqüências mais e mais dependentes químicos, pois para ajudar essas pessoas devemos conversas e apoiar eles, e também suas famílias, ao invés de apenas criticar. Vejamos o que dizem Scheffer e Almeida em seu artigo Dependência de Álcool, Cocaína e Crack e Transtornos Psiquiátricos:

O uso nocivo de substânciasfoi por muito tempo tratado por meio de ações punitivas ao invés de preventivas e terapêuticas, sendo a dependência química considerada como falha moral ou falta de força de vontade. Entretanto, nas ultimas duas décadas, com o progressivo desenvolvimento dos estudos científicos, a dependência química passou a ser compreendida como um sério problema de saúde, que afeta o cérebro e, consequentemente,o comportamento (SCHEFFER 2010).

A discriminação dessas pessoas fica clara quando um ex-usuário de drogas procura emprego e encontra como resposta sempre não. Como uma pessoa vai conseguir seguir sua vida de maneira integra se não possuir uma segunda chance pela sociedade? Diante desta pergunta, fica claro que para acabar ou de certa forma reduzir o uso de drogas devemos começar pala...
tracking img