O uso do computador como incentivador na alfabetização de jovens e adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROPOSTA DE TRABALHO PEDAGÓGICO

A reformulação da escola para incluir os excluídos, precisa ser uma revolução que a ponha do avesso em sua razão de existir, em seu ideário político pedagógico. É necessário muito mais do que uma reformulação do espaço, do conteúdo programático ou de ritmos de aprendizagem, ou de uma maior preparação do professor. (Kupfer e Petri,2000:112)

TEMA: O uso do computador como instrumento incentivador na alfabetização de jovens e adultos
PÚBLICO ALVO: Alunos da EJA 1º e 2º segmento
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Linguagens/Tecnologia
CONTEÚDOS ABORDADOS:
• Português: leitura e escrita
• Ciências: Vídeos sobre assuntos relacionados ao tema abordado
• História: Vídeo sobre pessoas que superaram o analfabetismo.
TEMÁTICAS:
• Astecnologias de comunicação e informação na contemporaneidade;
• A necessidade do conhecimento tecnológico para a inserção no mercado de trabalho.

PERÍODO: Um bimestre

OBJETIVOS:
• Inserir alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos na linguagem das tecnologias da informação e comunicação;
• Envolver os alunos ao uso do computador para desenvolver a leitura e a escrita;
• Descobrira importância do computador como meio de aprendizagem;
• Compreender a tecnologia como uma ferramenta que proporciona novas formas de apropriação do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
A necessidade de saber ler e escrever é de grande relevância para o desenvolvimento de uma sociedade. É notório que no mundo atual não se vai muito longe quando não se domina a leitura e a escrita.
Sabe-se que oBrasil está entre as maiores economias do mundo, porém, é um pai de grande injustiça social e concentração de renda. As grandes cidades recebem a cada dia pessoas das zonas rurais, que passam a ter uma vida com baixa qualidade de vida, enfrentando grandes problemas sociais - falta de acesso à saúde, a moradia e à educação.
É sabido também que milhões de pessoas não completam os quatro anos deescolaridade. Uma significativa parcela desse contingente constitui o público dos Programas de Educação de Jovens e Adultos correspondente ao primeiro segmento do ensino fundamental. Grande parte dos alunos desses programas é de trabalhadores, incluindo adolescentes, com sacrifício e em horário noturno, freqüentam as salas de aulas na perspectiva de melhorar as condições de vida.
O Brasil na últimadécada vem reconstruindo as instituições democráticas e a educação tem um papel a cumprir em relação à introdução das tecnologias nas escolas. Tendo em vista que um grande número de pessoas ainda não tem acesso a informações necessárias para fazerem suas opções políticas de forma consciente.
Criar novos métodos para prestar ajuda eficaz aos alunos no processo de aprendizagem é umaresponsabilidade do professor. A proposta de um trabalho que faça uso do computador é uma solução criativa e pertinente para o perfil dos jovens e adultos, considerando a as exigências do mercado de trabalho.
Assim sendo, a proposta de inclusão digital propiciaria, não apenas a inserção dos alunos e alunas no "mundo digitalizado" como também, significaria uma imersão nesses espaços buscando dinamizar saberesa serem produzidos através do currículo escolar. O digital no percurso de formação escolar poderá ainda intensificar a qualidade dos processos educativos, promoverem as relações estabelecidas no espaço escolar e ampliar novas produções de conhecimento para a formação de alunos da EJA.
METODOLOGIA
As aulas serão organizadas de forma a atender as necessidades dos alunos, tanto de aprendizagemquanto de disponibilidade de tempo;
Aula expositiva;
Através de oficinas desenvolvidas em sala de aula fazendo uso de ferramentas tecnológicas: computador, projetor de multimídia e câmera fotográfica;
Uso de vídeos com depoimentos de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos;
Registros através de filmagens e fotos.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
• O professor inicia as atividades...
tracking img