Matamatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO




Palavras-chave: Matemática na Administração. Funções. Metodologia.


1 INTRODUÇÃO

O estudante cresce ouvindo que matemática é uma ciência que busca a exatidão. Mas sobre esta exatidão existem algumas perguntas: se matemática é uma ciência exata, porque existem diversos caminhos para se chegar a um determinado resultado? Por que a mesma técnica pode ser usada em váriasáreas diferentes? Por que, nesse exemplo é desse jeito e naquele é de outro?
Para todas essas perguntas, as respostas são bem simples; a matemática é uma ciência que apresenta diversas ferramentas exatas para resolver diversos problemas de um mundo real, que quase nunca é tão exato assim.
As primeiras ideias das funções não surgiram de conceitos matemáticos, mas sim, de observações dos fatos queocorrem na natureza. Somente após muitas observações, mais tarde se conceituou a função de forma matemática.
Atualmente existe uma forte tendência de encarar as Ciências, ditas Humanas, e entre elas temos a Economia, com técnicas quantitativas. Devido a frequente observação dos estudiosos, estabeleceram-se relações entre as causas e seus efeitos. São expressas frequentemente por formulas, equaçõesou ate mesmo funções como: receita, custo e lucro; que serão abordadas neste trabalho.


2 MATEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Os administradores têm sido cobrados pelas necessidades de competências profissionais. Algumas dessas competências refletem claramente a necessidade de um raciocínio logico-matemático.
Podemos apontar três principais habilidades, que dependem de um bom treinamento dasaplicações matemáticas, elas são: a utilização do raciocínio lógico, critico e analítico. Operando com valores e formulas matemáticas, fazendo assim, com que seja estabelecido relações formais e causais entre os fenômenos.
Explica-nos (CARDOSO, 2010) a importância do administrador, “Este profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa públicaou privada”.
O administrador tem grande importância no êxito da organização, cobrado dele tudo aquilo que anteriormente recebeu de conhecimento, para que possa com responsabilidade ter o controle matemático do custo, do lucro e da receita.
A matemática tem vital importância não só na administração, mas também em outras áreas, como por exemplo, nos conhecimentos naturais. As ciências físicas(química e física) requerem matemática para o desenvolvimento de suas teorias.
O uso da aritmética e a apresentação de informações através de gráficos são um lugar comum no nosso dia a dia e os próprios matemáticos e lógicos participaram do desenvolvimento dos computadores, que trouxe grandes contribuições para o mundo.
Na administração, a matemática tem utilidade em diversas situações: na elaboraçãode um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, solução de problemas empresariais seja na área de finanças ou na própria administração geral.
A área mercadologia, por exemplo, tem foco principal a utilização de técnicas que visam permitir para uma determinada organização conhecer o mercado em que ela esta e possível para o seu produto, objetivando uma maximização nas vendas do referidoproduto.
Segundo (MAIA), “a mercadologia utiliza técnicas fundamentadas em estatística, demográfica, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicação e econometria”.
Comprovamos que a utilização de cálculos e gráficos tem por objetivo facilitar a vida do administrador nas decisões a serem tomadas e a melhor forma de lidar com omercado em que a empresa esta envolta.
Portanto, a resolução dos problemas matemáticos desenvolve a capacidade do raciocínio logico e isso pode, e deve ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento e da nossa vida e essa é a grande mais valia que esta disciplina traz para os indivíduos.
Podemos, inclusive, parafrasear o pensamento do escritor britânico H.G Wells (1985), quando diz que...
tracking img