O uso de plantas medicinais e suas implicações na saúde da população

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O conhecimento sobre plantas medicinais simboliza muitas vezes o único recurso terapêutico de certas comunidades e grupos étnicos. O uso de plantas no tratamento e na cura de enfermidades é tão antigo quanto à espécie humana. Ainda hoje, nas regiões mais pobres do país e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, as plantas medicinais são comercializadas em feiras livres,mercados populares e encontradas em quintais residenciais. (NOLLA, 2005).
A complexidade do mundo das plantas medicinais inicia-se na sua própria definição: tradicionalmente as plantas medicinais são vegetais empregados com fins terapêuticos, em função de que ao menos uma de suas partes possua propriedades medicamentosas (curativas ou preventivas). Entretanto, ainda que muitas plantas sejammedicinais, outras não são, apresentando também aplicações alimentares, cosméticas e condimentares. (MACIEL, 2002).
Assim como em outras áreas, a temática das plantas medicinais tem passado por situações que apontam para uma urgente e necessária reavaliação no seu todo, a partir de uma ampla e generalizada análise, buscando entender seu funcionamento e encontrar os pontos que devem ser redimensionados.Para tanto há necessidade de avaliar cuidadosamente cada aspecto existente e suas interconexões, ao mesmo tempo em que se mantém a visão do todo onde está inserido. As plantas medicinais sempre foram utilizadas, sendo no passado o principal meio terapêutico conhecido para tratamento da população O aproveitamento adequado dos princípios ativos de uma planta exige preparo correto, ou seja, para cadaparte a ser usado, grupo de princípio ativo a ser extraído ou doença a ser tratada, existe forma de preparo e uso mais adequados. (STASI, 2002).
As informações técnicas ainda são insuficientes para a maioria das plantas medicinais, de modo a garantir qualidade, eficácia e segurança de uso das mesmas. (NOLLA, 2005).



1.1 JUSTIFICATIVA

Na sociedade em que vivemos é comum o uso de plantasmedicinais em ritos religiosos, no tratamento terapêutico popular e científico. Recorrer à natureza como forma de curar enfermidades não é atividade recente, até mesmo porque os recursos sistematizados nem sempre estiveram disponíveis à população ou ainda estão em processo de desenvolvimento científico. Observar a história do uso de plantas medicinais nos atenta para a importância do conhecimentoda sociedade e a interação das mesmas com o meio ambiente gerando benefícios presentes e futuros. Ao mesmo tempo, surge à necessidade de investigar as riquezas da flora e o uso discriminado, de forma a se obter via alternativas, mas seguras, de utilização das plantas medicinais pela população. (STASI, 2002).
De acordo com o DECRETO FEDERAL nº 5.813, de 22 de junho de 2006, fica aprovada aPolítica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, garantindo à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, ampliando as opções terapêuticas aos usuários, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais (MACIEL, 2002).
As plantas medicinais têmsido avaliadas em relação a sua eficiência terapêutica e a toxicologia ou segurança do uso, dentre outros aspectos. Estão cientificamente aprovadas a serem utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso, do baixo custo e da compatibilidade cultural com as tradições populares. Uma vez que as plantas medicinais são classificadas como produtosnaturais, a lei permite que sejam comercializadas livremente, além de poderem ser cultivadas por aqueles que dispuserem de condições mínimas necessárias. Com isto, é facilitada a procura nos casos considerados mais simples e corriqueiros de uma comunidade. (MACIEL, 2002).



1.2 RELEVÂNCIAS DO ESTUDO

Este estudo busca compilar o conhecimento em relação às plantas medicinais, e nesse sentido o...
tracking img