Fitoterapicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Fitoterápicos são medicamentos feitos exclusivamente a partir de planta medicinal, tal como ela está na natureza, sem agregar nenhuma substância isolada, farmacologicamente ativa, mesmo que ela seja de origem vegetal. Os fitoterápicos são exclusivamente vegetais (FIGUEREDO,2007).
Segunda Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fitoterápico é medicamento obtidoempregando-se exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecno-científicas em publicações ou ensaios clínicos fase. Não se considera medicamento fitoterápicoaquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais. 
A matéria prima vegetal é obtida através de planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivados de droga vegetal, já os medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins dediagnósticos, deixando claro a diferença entre os fitoterápicos e medicamentos, que por sua vez possui uma função parecida, porém com graus de ação diferenciados. As plantas utilizadas para se fazer o fitoterápico pode ser usada como alimento ou não (HUNGENHOLTZ & SMID, 2002).
Os fitoterápicos atuam em função dos princípios ativos que possuem as plantas, que são resultado do seu metabolismosecundário. Eles são usados para o tratamento de doenças e sintomas, isto é, têm efeito terapêutico. Quando se isola princípio ativo de planta e dele se faz um medicamento, este medicamento se chama fitofármaco (Fetrow & Ávila,2000).
Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança deuso para a população (ANVISA).
Já na utilização dos mesmos no Sistema Único de Saúde (SUS) vem crescendo a cada ano que passa, porém em uma escala reduzida, visto que atualmente temos apenas oito fitoterapicos sendo distribuído para a população. Fica a critério do gestor do SUS de cada localidade definir quais remédios comprar com a verba destinada pelo Ministério da Saúde, pelos estados emunicípios.
Sabe-se que a fitoterapia é uma técnica utilizada a milhões anos, e sabe-se que era utilizada pelos ancestrais dos seres humanos para curar as enfermidades. Segundo os dados da CFN 402/2007 o uso de fitoterápicos vem crescendo a cada ano que passa, e ganha uma abrangência enorme no campo da saúde, principalmente na área de nutrição com ênfase na conduta da dietoterapia, porém ainda existemalgumas especificações à respeito do manuseio por profissionais nutricionistas.
Este é um tema muito especifico que discutiremos neste trabalho, visando a qualidade, a segurança e os benefícios que esse tipo de medicamento pode trazer, visando o foco em nutrição.

2.1 – Fitoterápicos

 Fitoterapia pode ser definida como o estudo e a aplicação dos efeitos terapêuticos de drogas vegetais ederivados dentro de um contexto holístico (Eldin S. & Dunford 2000).
Foi Samuel Hahnemann (1755-1843) que abandou a medicina ortodoxa e seu uso exagerado de substancia que considerava tóxica e realizou um breve encontro com a fitoterapia, enquanto trabalhava em tradução alemã de Matéria Medicade Cullen que resultaria na formulação de seus princípios homeopáticos  fundamentais. Particularmenteinteressado no uso de casca de quina para tratar a malária. Descobriu que tomando um extrato da casca, manifestava alguns sintomas da doença, então pensou que se podia manifestar sintomas de uma doença também poderia ser utilizada em seu tratamento.
Toda a antiga civilização tem suas próprias referências históricas, onde acreditavam que as plantas medicinais estavam ligadas a magia e é vista...
tracking img