O uso de crack, um problema social restrito as metropoles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filhos de dependentes químicos com fatores de risco bio-psicossociais: necessitam de um olhar especial?
Resumo
Contexto: A dependência química tende a afetar a família como um todo. Filhos dedependentes químicos têm um risco aumentado para o desenvolvimento da dependência química, bem como para transtornos psiquiátricos, quando comparados com outras crianças.
Objetivo: Investigar o perfilde crianças, adolescentes e familiares em um serviço de prevenção seletiva para filhos de dependentes químicos e discutir alternativas de intervenção e tratamento para essa população. Tipo do estudo:corte transversal.
Amostra: Serviço de prevenção seletiva, situado em um bairro da periferia da cidade de São Paulo, com 63 familiares, 54 crianças e 45 adolescentes.
Instrumentos: Dadossócio-demográficos; Procedimento de Desenhos de Família com Estórias - DF-E; Drug Use Screening Inventory (DUSI); Critérios de investigação sobre situações de estresse psicossocial vividas pela criança (CID 10,1993); Self-Report Questionnaire SRQ-20; CAGE familiar.
Resultados: Com relação ao perfil familiar, 67% pertencem à categoria socioeconômica D; na maioria das famílias o pai é o dependente químico(67%), tendo como substância de escolha o álcool (75%). O SRQ-20 detectou, em 59% dos cônjuges que não eram dependentes químicos, risco de distúrbios em saúde mental. Nas crianças, foi observadatimidez e sentimento de inferioridade, depressão, conflito familiar, carência afetiva e bom nível de energia, que é indicativo de equilíbrio emocional e mental. Nos adolescentes, foi observado maior índicede problemas nas seguintes áreas do DUSI: desordens psiquiátricas, sociabilidade, sistema familiar e lazer/ recreação.
Conclusão: O artigo concluiu a necessidade de um serviço especializado deprevenção seletiva, dirigido a crianças, adolescentes e familiares afetados pela dependência química, uma vez que filhos de dependentes químicos representam um grupo de risco para o desenvolvimento de...
tracking img