O uso da tecnologia nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O século XX se classifica como um período inovador, por conta do grande avanço tecnológico adquirido ao longo dos anos. Desde o início da década de 20, até meados da década 80, novos meios decomunicação começaram a surgir no mercado. Juntamente com a imprensa escrita, surgida no século XIX, novas mídias apareceram, como por exemplo, o rádio, a televisão e a internet, que além de transmitirentretenimento, informavam a população. Segundo Citelli (2000), estes veículos passaram a desenhar uma nova configuração nos conceitos de ensino/aprendizagem, de educação e conhecimento por conta de suagrande expansão ao longo dos anos.

Com o passar dos anos, os veículos de comunicação começaram a ocupar um grande espaço no cotidiano da sociedade, por conta da grande influência exercida por cada umdeles. Boa parte da população começa a ter como referência as mídias, devido à transmissão de notícias relacionadas à realidade em que vivem. Diversas pesquisas começaram a ser realizadas na AméricaLatina, comprovando que os meios de comunicação sempre estiveram ligados à educação.

No Brasil, a abordagem da inter-relação entre esses dois fatores, começou a se intensificar na década de 90, pormeio de esforços realizados pelo Ministério da Educação, que realizou um fórum no ano de 1999 denominado “Mídia e Educação”. Por meio de estudos realizados, diversos pesquisadores puderam constatarque a educomunicação fortalecia o processo de questionamento dos participantes em relação à sociedade.

Após essa confirmação, diversos profissionais da área educacional passaram a implementar astecnologias (rádio, impresso, televisão e internet) no âmbito escolar. Citelli (2000) destaca que a criança se informa mais sobre o mundo a partir dos meios de comunicação. Assim como o autor,acreditamos que com esta implementação todo o aprendizado se torna mais eficiente e interessante, o que possibilita em uma maior inteiração entre os jovens participantes.

No Brasil, o número de crianças e...
tracking img