O uso da enzima protease na indústria do couro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

As enzimas são proteínas biodegradáveis, que tornam os processos de produção industrial mais eficientes e menos dispendiosos, proporcionando obtenção de produtos de qualidade superior. Hoje em dia, as enzimas produzidas industrialmente são usadas na produção de detergentes, bebidas alcoólicas destiladas, ração animal, panificação, cerveja, gordura e óleos, combustíveis(álcool), couro, papel, xarope, têxteis, vinho e suco.
As vantagens das enzimas na produção industrial são evidentes. Principalmente, porque criam soluções que são efetiva e ecologicamente mais favoráveis que outras formas de produção. Atualmente, as enzimas substituem, com frequência, os agentes químicos e contribuem para reduzir a quantidade de água, matéria prima e energia usadas na indústria.Uma das mais antigas aplicações de enzimas industriais é no processamento de couro. As enzimas aplicadas ao couro são de três tipos:
- Proteases: oferecem um alto nível de seletividade na remoção de proteínas indesejáveis; epiderme e pêlo, enquanto mantém as fibras intactas.
- Lipases: agem nas gorduras e lipídeos da carne e nas graxas e óleos produzidos nas glândulas.
-Elastases: agem na elastina, uma proteína de tecidos elásticos, como a pele e membranas internas.
O couro antes de ser disponibilizado no mercado passa por alguns processos, a fim de se obter um produto final de maior qualidade. Couros e peles contêm proteínas e gordura entre as fibras de colágeno, e antes do curtimento essas substâncias devem ser removidas a fim de tornar o couro mais maleável. Theproteins can be removed by proteases and lipases as well as other chemicals can remove the fat. As proteínas podem ser removidas por proteases e lipases, bem como por outros produtos químicos. As proteases são utilizadas nos processos de remolho, depilação e purga. Na fase de remolho, a protease age de forma que se obtenha uma reidratação mais eficiente, melhor abertura da fibra e penetração dereagentes, degradação e dispersão de gorduras, remoção de carboidratos e proteínas da pele. No processo de depilação, essas enzimas digerem o colágeno ou o tecido conjuntivo, segurando os pêlos da pele e provocando assim a depilação da mesma. These enzymes are also used for softening or plumping of dehaired skin, a process popularly called bating. E finalmente, na fase de purga, estas enzimastambém são usadas ​​para amaciar a pele depilada.










2. Objetivo


O objetivo deste trabalho é apresentar aos possíveis interessados a viabilidade das proteases diante da indústria do couro, a fim de acelerarem os processos industriais, e reduzirem custo, e ainda obter um produto final de maior qualidade para o mercado.
Segundo SOUZA (2010), os testes coenzimáticosdemonstram maior capacidade de remoção de matéria orgânica que os testes químicos, nas fases de remolho, depilação e purga.
A procura por uma nova enzima começa entre os próprios microorganismos da natureza. São examinadas amostras de solo coletadas em áreas com diversas condições de clima - das regiões glaciais às florestas tropicais. As enzimas são recolhidas deixando os microrganismoscrescerem e se multiplicarem, em grandes tanques, em condições ideais. Desenvolvidos em um caldo nutritivo, eles desenvolvem-se e liberam as enzimas. Esse processo completa-se depois de muitos dias, quando os microorganismos crescem e se multiplicam, segregando a enzima desejada no caldo de fermentação, sendo posteriormente filtrada, separada e purificada. Basicamente, duas famílias demicroorganismos são usadas para produzir enzimas: Bacillus (bactéria) e Aspergillus (fungo), por serem fáceis de manusear, crescerem rapidamente e produzirem enzimas de alto rendimento.
A produção de enzimas é um processo biológico que compreende três fases:
• Fermentação: Cultivo intensivo de microorganismos que produzem as enzimas.

• Recuperação: Filtra-se o líquido produzido durante a...
tracking img