Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO

Geologia e Ciências do Solo

TRABALHO DE GEOLOGIA

Engenharia Civil – 2º período


Questão 1 – Diferenciar conceitos de Geologia e Pedologia.
Geologia: (do grego Geo = Terra; logos = ciência) é ciência que estuda a Terra em todos os seus aspectos, quais sejam, a constituição e estrutura do globo terrestre, as diferentes forças que agemsobre as rochas, modificando as formas do relevo e a composição original dos seus minerais, além da ocorrência e evolução da vida através das diferentes etapas da sua história.

Pedologia: consiste no estudo do Solo (Pedo = solo) e é considerada uma ciência, não sendo, portanto um ramo da Geologia. Ciência referente ao estudo dos solos e seu ambiente natural, integra a área da Geografia Física eda Ciência do solo (que também estuda por intermédio da edafologia). O solo, nos conceitos da pedologia, é considerado um corpo natural sintetizado pela natureza e exposto às ações do intemperismo.

Questão 2 – Qual a importância da Geologia na atuação do Engenheiro Civil?
Os imóveis onde moramos são construídos com grande quantidade de minerais, ou a partir de produtos elaborados comminerais. A estrutura do imóvel é confeccionada com concreto, que por sua vez é preparado com brita, areia e cimento, este último fabricado através da queima de uma mistura de calcário, argila e gipsita.
A estrutura da ferragem é confeccionada com vergalhões e arames produzidos com base em minério de ferro. Os tijolos da alvenaria são produzidos com argilas.
Os azulejos e cerâmicas utilizados norevestimento de paredes e pisos são confeccionados com feldspato, quartzo, argila, e caulim.
As paredes podem ainda ser revestidas com chapas polidas de granito ou mármore.
A argamassa, por seu turno, é uma mistura de areia, cimento e cal.
O gesso, com o qual podem ser revestidas as paredes, construídas divisórias internas, forro, rebaixamento de teto e peças decorativas diversas, é fabricado apartir da gipsita. A instalação elétrica utiliza fios e cabos produzidos a partir de cobre e alumínio, enquanto a instalação hidráulica é composta por tubos plásticos de PVC, um derivado do petróleo. As esquadrias das janelas, em grande parte das construções, são fabricadas com alumínio, obtido da bauxita, enquanto os vidros são produzidos à base de areia quartzosa.

Questão 3 – Descrever a teoriade Tectônica de Placas. Quais os principais vestígios dessa teoria?
A teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes, fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc.

Questão 4 – Qual arelação da Tectônica de Placas e a formação de vulcões e terremotos?
As placas deslizam ou colidem uma contra as outras. Nas regiões onde elas se chocam ou se atritam, crescem os esforços de deformação nas rochas e, periodicamente nesses pontos, acontecem os grandes terremotos. Nas placas que o material fundido (magma), existente no topo da Astenosfera, ascende até a superfície e extravasa-se aolongo de fissuras, ou através de canais para formar os vulcões.

Questão 5 – Como ocorre a formação das rochas? Relacione com os processos geológicos endógenos e exógenos.
Rochas são agregadas naturais multigranulares, uni ou poliminerálicos, isto é, constituídos de um único tipo ou de vários tipos de minerais. As rochas costumam ser analisadas e classificadas segundo o critério genético (i.é, deorigem), que por sua vez está relacionado aos diferentes ambientes de formação.
As rochas podem ser formadas por processos ENDÓGENOS (dependentes das condições subcrustais) ou EXÓGENOS (dependentes das condições superficiais).
O relevo terrestre é o resultado da ação das forças endógenas e exógenas que agiram e agem no decorrer dos anos e das eras geológicas. Essas forças são chamadas agentes...
tracking img