Atividade enzimaticatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENZIMAS EM PRODUTOS DE LIMPEZA
Histórico:
            No início do século XX, Röhm(1913), desenvolveu o primeiro método de lavagem de tecidos com detergentes que continham enzimas, fabricando a primeira formulação desses detergentes. A empresa de Röhm patenteou o produto em 1913 e a preparação foi comercializada até os anos sessenta. A formulação do produto baseava-se na tripsina, uma enzimadigestiva produzida no pâncreas de mamíferos. O produto não obteve grande sucesso, pois a tripsina não era suficientemente ativa em líquidos fortemente alcalinos (pH maior que 9,0), obtidos pela diluição do detergente (Bon, 1995).
Em 1959, ocorreu um desenvolvimento marcante na indústria de detergentes. O químico suíço Jaag, que trabalhou para a companhia de detergentes Gebrüder Schnyder, emBiel, na Suíça, desenvolveu um produto novo denominado Bio 40, que continha uma protease bacteriana em substituição à tripsina. Embora a protease bacteriana fosse mais adequada ao propósito industrial, esse ainda não era o produto ideal. Em 1962, a empresa Novo Nordisk lançou no mercado um produto denominado Alcalase®. A ação dessa protease alcalina obtida de microrganismos não era afetada por outroscomponentes do detergente e era eficaz nas temperaturas desejadas (Novozyme, 2000).
O primeiro grande sucesso de marketing de um detergente formulado com enzimas foi o Biotex, que continha Alcalase® e foi produzido pela KORTMAN&SCHULTE(atualmente Kortman Intradal) em colaboração com Gebrüder Schnyder. O sucesso desse produto marcou uma real inovação na utilização de enzimas em detergentes apartir de então(Novozyme, 2000).
O uso de enzimas para propósitos industriais progrediu rapidamente após 1965, devido, principalmente, ao uso crescente de diferentes enzimas em detergentes. Entretanto, houve um retrocesso temporário no início da década de setenta, quando se averiguou que as enzimas poderiam causar reações alérgicas (Novozyme, 2000).
Por iniciativa do .Food and DrugAdministration. (FDA), a National Academy of Science. (NAS), efetuou uma ampla investigação sobre esse assunto. A NAS, em seu relatório de 1971, concluiu que as enzimas presentes nas formulações de detergentes não só são inofensivas aos consumidores, como também proporcionam vantagens tecnológicas definidas à indústria. Os produtores de detergentes são hoje os maiores consumidores de enzimas industriais. Porisso, constantemente, estão sendo desenvolvidos novos produtos contendo novas enzimas e novas formulações com tal finalidade. A principal e mais recente inovação nesse campo foi a introdução, em 1988, de uma formulação com lipase (Novozyme, 2000).
 
PORQUÊ UTILIZAR ENZIMAS E NÃO PRODUTOS QUÍMICOS?

Vantagens da Utilização de Enzimas:
Os maiores problemas do detergente comum são:
*Atuação prioritária sobre gorduras e óleos; as proteínas e açúcares são fracamente afetados pela atividade dos íons livres;
* Ação lenta sobre a matéria orgânica, tornando necessária a escovação, o que resulta em risco para o funcionário que manuseia os materiais contaminados durante a limpeza mecânica;
* Os íons livres, que propiciam a eliminação das sujidades (restos orgânicos), tambématacam o material de fabricação dos instrumentos e equipamentos. Os detergentes comuns não possuem atividade específica sobre as impurezas orgânicas. Seu uso constante provoca desgaste, abrasão e corrosão nos materiais clínicos, que poderão finalmente quebrar-se.
Os detergentes modernos apresentam um espectro de ação e de utilização bastante amplo, havendo, conseqüentemente, necessidade deespecialização das formulações. A principal vantagem da formulação de detergentes que contenha enzimas é a substituição de produtos cáusticos, ácidos e solventes tóxicos, que agridem o meio ambiente e que provocam o desgaste de materiais e de instrumentos. O uso diversificado das enzimas deve-se à sua característica de atuar como biocatalisadores especializados. As enzimas adicionadas às formulações de...
tracking img