O trabalho humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO HUMANO SOB
O DOMÍNIO DO CAPITAL





Origem e conceito do trabalho

O trabalho é uma realidade para todo ser humano capaz de exercê-lo. Em condições de normalidade os indivíduos trabalham a maior parte de sua vida. Desde o nascimento iniciamos a preparação para exercê-lo, pois é necessário adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para poder trabalhar. Nassociedades humanas existem leis, decretos e regulamentos que estabelecem regras para o trabalho. Podemos afirmar que o trabalho faz parte do cotidiano do ser humano.


Na antiga Roma, os cidadãos viviam numa condição de não-trabalho. Os únicos indivíduos que eram submetidos ao “tripalium”, instrumento de tortura com três pontas, eram os presos e os escravos. Do “tripalium” originou-se a palavratrabalho.


O termo trabalho apareceu, na idade média (século XIV), e o seu significado continuava relacionado de alguma forma com o sofrimento. Por exemplo, dizia-se que uma mulher no parto “trabalhava”, e dizer-se que alguém viu o fim “de seus trabalhos” significava que havia passado a outro mundo depois dos sofrimentos deste. Nesse período, até o século XVIII, a sociedade feudal estavaestruturada em camadas, chamadas “estados”, e o trabalho era monopólio do terceiro estado, onde estava o povo. O primeiro e segundo estados que compreendiam a nobreza e o clero tinham a obrigação de não trabalhar.


Podemos procurar entender o que é o trabalho humano abordando-o sob diferentes aspectos. Podemos, por exemplo, analisá-lo do ponto de vista de suas características, os seusefeitos na transformação da natureza e do próprio homem, e o significado que o trabalho tem para cada um de nós. Seja qual for a perspectiva adotada, o tema: trabalho humano permite-nos compreender a natureza humana e as características de nossas sociedades.


Os diferentes trabalhos que executamos podem ser analisados tomando-se como base suas condições objetivas e subjetivas, que poderãocontribuir para uma melhor compreensão do próprio ser humano.


Fazem parte das condições objetivas que caracterizam o trabalho: o modo como ele se organiza e como está dividida sua realização, qual é a sua complexidade, como é supervisionado, como se apresenta sua rotina, quais as pressões a que está submetido, e quais são suas recompensas e castigos.


Como parte das condiçõessubjetivas do trabalho estão: a satisfação pessoal na sua realização, se o realizamos prazerosamente ou não, e o compromisso que temos na sua realização.


As condições objetivas e subjetivas do trabalho exercem grande influência nos seres humanos como indivíduos e de como estão organizados em sociedades. Do ponto de vista das condições objetivas, na história recente, a forma como oshomens dividiram o trabalho — quem faz o quê — transformou a sociedade e seguirá modificando a estruturação hierárquica em nossas comunidades. De outro modo, em termos subjetivos, para cada um de nós o trabalho tem um significado especial: pode ser apenas um meio para conseguir o dinheiro necessário para a sobrevivência ou pode chegar a ser um meio para a realização pessoal, ou até mesmo ambos.Conceito de trabalho

Podemos caracterizar como trabalho uma atividade realizada por seres vivos (não só a espécie humana), que modifica a natureza de modo a transformá-la para melhor satisfazer suas necessidades. Desse modo, na raiz da caracterização do que é o trabalho, está a sua condição de uma atividade desenvolvida pela espécie humana para modificar a natureza e adaptá-la para asatisfação de suas necessidades.


Embora tanto os animais como os seres humanos realizem trabalho, este nos é útil para estabelecer uma profunda diferença entre eles. Podemos afirmar que “o trabalho humano é consciente e proposital, ao passo que o trabalho dos outros animais é instintivo”.31


O homem ao trabalhar executa uma atividade que previamente havia planejado em sua mente...
tracking img