O tra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididaspelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável paraimpedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Essemétodo também é denominado “problema-ração-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejamaceitas.

3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condiçõessocioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990.

4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a deapresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato.

5. Dirigir-se ao públicocomo se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos àdebilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais.

6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é umatécnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja...
tracking img