Pre socraticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este período é assim chamado porque desenvolveu temáticas diferentes daquelas inaugurada pela "mosca de Atenas". É também é chamado de período Cosmológico. Os pensadoresdeste período são de várias cidades ou das colônias gregas. Nenhum era de Atenas.
A preocupação dos pensadores deste período é encontrar uma explicação racional esistemática (uma cosmologia) para o mundo (o cosmo), que substituísse a antiga cosmogonia (explicação mítica).
E um dos primeiros pensadores de que se tem registro é dacidade de Mileto. Daí seu nome: Tales de Mileto (623/546 aC). Foram seus concidadãos e contemporâneos: Anaximandro (610/547 aC) e Anaxímenes (588/524 aC). Para estespensadores o mundo era constituído a partir de determinados elementos.
O que sabemos de Tales vem principalmente de Aristóteles, que diz: "a maior parte dos filósofos antigosconcebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas. (...). Tales, o criador de semelhante filosofia, diz que a água é o princípio de todas as coisas"(Aristóteles, apud, Bornheim, [198?], p. 23 ) Tales, além de ser considerado Pai da Filosofia, deixou valiosas contribuições para o desenvolvimento da matemática e dageometria.
Anaximandro, discípulos de Tales, afirmava que o princípio (Arché) de tudo era o ÁPEIRON (ilimitado). "Todas as coisas se dissipam onde tiveram sua gênese; poispagam umas às outras castigo e espiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo" (apud Bornheim, [198?], p. 24).
Anaxímenes, seu sucessor, discordava, dizendo quea origem de todas as coisas é o ar: "assim como nossa alma, que é ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento envolve todo o mundo" (apud Bornheim, [198?], p. 28).
tracking img