O surto industrial na bahia e a favelização em salvador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O surto industrial na Bahia e a favelização em Salvador
Posted on agosto 29, 2011 by 2anobfbe
O surto industrial na Bahia e a favelização em Salvador
O surto industrialconsequentemente provoca numa sociedade a chegada de grande quantidade de imigrantes que ampliam o mercado de trabalho e de consumo, acelerando assim o processo de desenvolvimento,urbanização, industrialização e também de favelização de sua população.
O processo de industrialização na Bahia pode ser observado na grande quantidade de indústrias que seestabeleceram numa determinada região (como o polo petroquímico de Camaçari), que foi e é favorável ao desenvolvimento das mesmas, pois oferece uma pequena parcela de impostos, a facilidade emobter matérias-primas, a localização estratégica frente aos mercados nacionais e internacionais, o terreno barato e a mão de obra mal remunerada. Esse processo possibilitou umcrescimento econômico e até hoje o setor industrial faz grande parte da economia do estado.
O processo de favelização de Salvador pode ser visto como a parte ruim desse surto e énotável nas grandes favelas da cidade, pois as indústrias
atraíram inúmeras pessoas aos centros urbanos que vieram em busca de melhores condições de vida. Muitas dessas pessoas nãotinham experiência ou qualificação e acabaram ocupando os cargos mais baixos das empresas tendo assim uma baixa renda. Por isso não tendo boas condições essas pessoas se alojaram emmoradias precárias de bairros pobres constituindo o que se chama de favela. Esse surto até hoje ocorre, sendo menos visível, mas de certa forma ainda presente, e por isso asfavelas ainda crescem juntamente com seus problemas e sua população.

http://metropolemarginalizada.wordpress.com/2011/08/29/o-surto-industrial-na-bahia-e-a-favelizacao-em-salvador/
tracking img