Consignados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empréstimo Consignado
Empréstimo Consignado

Os trabalhadores das empresas privadas, sob o regime da CLT, passaram a ter acesso a empréstimos com juros bem mais baixos que os usualmente cobrados no cheque especial, cartão de crédito, crédito pessoal. Anteriormente apenas funcionários públicos se beneficiavam deste tipo de empréstimo.

Isto se deve a modalidade de empréstimo com desconto deprestações em folha de pagamento o crédito consignado, ou seja, o trabalhador receberá seu salário já deduzido da prestação devida ao banco.

Os trabalhadores com carteira assinada, do setor público ou privado, poderão negociar o empréstimo diretamente, por meio da empresa em que trabalha ou do sindicato da categoria. Não precisará ter conta corrente na instituição, assim como poderá obter oempréstimo em um banco diferente daquele onde é creditado seu salário.
O primeiro passo para se habilitar a este empréstimo é procurar, na empresa em que trabalha, a área responsável, em geral a de RH - Recursos Humanos.
No caso dos aposentados, procurar um dos bancos credenciados pelo MPAS – veja a lista clicando aqui.

Características da operação:
1. Operações possíveis: empréstimos,financiamentos, leasing
2. Beneficiários: trabalhador com carteira assinada - CLT, (sindicalizado ou não), aposentados e pensionistas do INSS
3. Valor máximo do empréstimo: não há ( dependerá do salário e do prazo)
4. Valor máximo das prestações: comprometimento de até 30% do salário líquido mensal
5. Total de comprometimento em todas as consignações voluntárias: 40% do salário líquido6. Prazos máximo e mínimo: não há ( em geral estão entre 6 e 36 meses)
7. Forma de pagamento: prestações iguais, mensais, préfixadas
8. Juros: negociáveis entre as partes, não há piso ou teto estabelecidos ( em geral entre 1,5% e 3,5% ao mês)
9. Taxas: empresa poderá cobrar taxas por custo operacional dela e repassar as cobradas pelo banco para esse serviço
10. Possível contrataçãode seguro de crédito ou de vida cobrindo inadimplência por morte, perda involuntária do emprego, redução de salário
11. Pagamento antecipado: só saldo devedor de principal (desconta o fluxo futuro na taxa do contrato)
12. Funcionário, aposentado ou pensionista poderá escolher o banco conveniado, não precisa ser aquele onde recebe seu salário ou aposentadoria
13. Operacionalidade: asempresas, ou o Dataprev, farão os controles, desde a dedução do valor das prestações no contra-cheque do empregado / aposentado ao repasse dos valores, mensalmente, para o(s) banco(s) emprestador(es).
14. É acessível a pessoas com restrições cadastrais (nome sujo na praça)

Vale a pena usar ?
1. Para quem está pendurado no cheque especial ou cartão de crédito, é uma ótima opção para sair dosufoco, tem juros menores e prazos maiores.
2. Para quem está no crédito pessoal parcelado ou no carnê da loja, até no penhor da CEF, tem que analisar o desconto que será dado pelo pagamento antecipado da dívida. Se a taxa de juros do desconto for maior que a do empréstimo consignado, faça a troca, caso contrário fique onde está.
3. Para quem não tem dívidas a substituir vale a pena tomaresse "empréstimo barato" ? Em primeiro lugar ele não é "barato", tem apenas um custo menor que o exorbitante custo do cheque especial ou cartão de crédito. Se você tem uma necessidade que estava adiando, analise seu orçamento, veja se a prestação do empréstimo não vai comprometer outras despesas essenciais, seja previdente.
4. É importante alertar que a partir do mês seguinte, e durante o prazodo empréstimo, o salário ou aposentadoria virá menor, em até 30% em relação ao mês anterior, e por outro lado, as despesas mensais continuarão as mesmas.
5. A facilidade para tomar esse tipo de empréstimo é muito grande, particularmente para os aposentados. Evite tomar o empréstimo para fazer favores a familiares ou a terceiros, lembre-se que é do seu salário que será descontada a...
tracking img