Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Educacional Anhanguera Santa Terezinha
Curso: Pedagogia
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Nome: Simony de Lima Farias
RA: 5208960223
Professora Tutora: Ana Paula Ferreira Guedesde Siqueira

BRINQUEDOTECA

Brasília, 17 de Outubro de 2012.
Brinquedoteca

A proposta da brinquedoteca na educação vem ao encontro de uma forma positiva de integração com o meio,destituindo-se o processo de ensino-aprendizagem de atividades mecânicas e desprovidas de significação.
A brinquedoteca abordada por Friedmann “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar,possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico”. Por contar com recursos visuais, entre outros, quando o educando entra nesse espaço, este ésensibilizado pela expressividade com que é decorado e organizado. É um espaço encantador para todos que dele fazem parte, seja como profissionais brinquedistas ou como visitantes. A brinquedoteca estimula acriança a interagir com o meio ambiente e com outras crianças permitindo ao professor conhecer a sua realidade e, com isso, interagir em seu processo de desenvolvimento, diagnosticando ou prevenindo asdificuldades de aprendizagem.
Existem bibliotecas hospitalares, em universidades, circulantes, em clínicas psicológicas, para teste de brinquedos, em centros culturais, junto às bibliotecas etc.
Abrinquedoteca foi criada para atender às necessidades das crianças que têm pouca ou nenhuma condição para brincar, aquelas que estão distantes dos direitos da infância, que só trabalham ou estudam e atépara as que apenas assistem à televisão ou jogam videogame etc.
De acordo com Santos, a origem da brinquedoteca remonta à década de 1930, nos Estados Unidos, quando o dono de uma loja de brinquedosfoi reclamar ao diretor de uma escola municipal que os seus alunos estariam roubando brinquedos. O diretor chegou à conclusão de que, se as crianças roubavam brinquedos, talvez estivessem sem...
tracking img