O supervisor escolar a caminho do processo democrático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SUPERVISOR ESCOLAR A CAMINHO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO


Hélida C. B. N. ¹
Silma do Carmo Nunes ²


“Enquanto a Educação for utópica em sua complexidade,
o sonho é necessário para que possamos trilhar um caminho.”
Roberto Giancaterino


RESUMO

No processo educacional, cresce a importância do Supervisor Escolar que orienta e direciona o trabalho pedagógico na escola.De acordo com as idéias de Saviani, Libâneo, Mary Rangel e Paulo Freire, serão refletidas as mudanças ocorridas em sua prática educacional destacadas ao logo dos anos. Com uma responsabilidade enorme no acompanhamento e desenvolvimento escolar, o pedagogo como supervisor precisa ser idealista, descobrir em conjunto os caminhos a trilhar, buscar constantemente ser transformador, que papéisdesempenhar na junção da teoria e prática, fazendo a integração da escola e a comunidade na qual se insere. É nessa perspectiva de inovações, numa gestão participativa que seu papel de intervir e mediar as práticas pedagógicas vem contribuir para a construção de uma educação mais democrática.


PALAVRAS-CHAVE: Processo Educacional; Supervisor Escolar; Educação Democrática._________________________________________

¹ Aluna do Curso de Pós-Graduação em Supervisão/Inspeção Escolar da Faculdade Católica de Uberlândia.
² Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professora do Curso de Pós-Graduação em Supervisão/Inspeção Escolar da Faculdade Católica de Uberlândia e orientadora deste trabalho.INTRODUÇÃO

A educação tem sido alvo de muitas discussões no que se refere à qualidade do processo ensino-aprendizagem. Dados confirmam que quanto mais estudo se tem, maiores serão as chances de um futuro profissional promissor nesta sociedade tão competitiva. Dessa forma, o processo educacional tem primordial importância na vidadas pessoas e o supervisor educacional, representa um elo de ligação entre professor e aluno, acrescentando e direcionando o trabalho pedagógico como um todo.
Quais ações o supervisor escolar deve promover para favorecer uma educação mais democrática? Que mudanças ocorreram ao longo dos anos sobre as atribuições do supervisor? Quais os caminhos a percorrer em busca de uma educação maissignificativa e de qualidade?
Os problemas relativos à educação são motivos para reflexão desde a antiguidade até os tempos modernos. Com o passar dos anos, a função supervisora sofreu algumas diferenciações devido a questões sociais, políticas e econômicas. Nessas circunstâncias, pesquisas e estudos relativos, refletiram que a educação deve ser formadora, transformadora,significativa a caminho da qualidade e equidade.
Nesse enfoque, tornar-se relevante destacar que para o bom funcionamento da instituição escolar, o supervisor necessita trabalhar numa gestão democrática e participativa e estar sempre atualizado e disposto a apoiar, ouvir, sugerir e contribuir para o processo em geral.
As contribuições do supervisor escolar tornam-semuito relevante no processo educacional. O termo em sua origem tem o significado “visão sobre”, que designa a gerência para controlar o executado. De acordo com Ferreira (2007), no processo educacional passou a ser exercida como função de controle.
No entanto, na modernidade, a ação supervisora teve mudanças no que se refere às suas atribuições, tendo como foco principal o processoensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo será analisar as ações do supervisor escolar no âmbito educacional, visando identificar as transformações ocorridas em suas atribuições durante os anos e as reflexões sobre seu papel, em busca de um processo educacional mais comprometido com uma educação significativa e democrática. Além, de discutir ações para promover uma educação visando o...
tracking img