Poemas de ifa - itan odu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POEMAS DE IFÁ E VALORES DE CONDUTA SOCIAL
Autor: Sikiru Salami Adendos: Baami79

1

H001•AWONI 01/01 – Sikiru Salami - EjiOgbe •Verso 1 A ji fowo rawo. O adivinho do Esinsin adivinhou para ele. No dia em que ele não prosperava na vida. Esinsin não tinha sorte no amor, nem tinha fertilidade. Para resolver esses problemas seu adivinho o aconselhou a fazer ebó com 16 obi, 16 orogbo e ofertarsekete. Para este mesmo ebó tinha que providenciar azeite de dendê, 16 preás, 16 peixes, 16 atare, carne de porco e irukere, símbolo de poder. Para facilitar a solução de seus problemas, deveria ainda providenciar tudo o que serve de oferenda a Ifa e cultuá-lo. Afirmou que se cultuasse Ifa teria fertilidade, bastante sorte no amor e em tudo o que fizesse. Esinsin foi obediente à orientação dada porIfa que era a de fazer ebó. Fez tudo o que tinha que fazer. Por Ter sido obediente, teve toda a sorte que queria. Esinsin ficou alegre. Ao abrir a boca Eledunmare colocou nela uma cantiga que expressava essa alegria: - Esfreguei uma mão na outra e pedi ao ikin para me ajudar. – Esfreguei uma mão na outra pedi ao Odu para me ajudar. –Esfreguei uma mão na outra fiz oferenda a Ifa.

H001•AWONI01/01 – Sikiru Salami - EjiOgbe •Verso 2 Ako aja lola. Ako aguala losu. O filho traz motivação à vida. O filho é como uma jóia. Um filho é um guerreiro. Quando o filho é gracioso, o encanto que desperta nos pais não pode ser transferido aos pais dos outros. Não há como negar uma origem. Portanto, não dá para dizer que o filho não é nosso quando ele é nosso, ou seja, o erro de um filho não anula suaorigem paterna. Foi feito um jogo divinatório para Ondeseroro Okeapo. No dia em que ele iria à feira Ejigbomejun, onde insultaria a Morte, a Doença, a Intriga, o Insucesso e a Perda, sem ser punido por isso. Ondeseroro Okeapa era filho de Orunmilá. Ao chegar à feira encontrou a Morte e insultou-a encontrou a Intriga e insultou-a, encontrou o insucesso e insultou-o. Encontrou a Doença e insultou-a.depois de insultar a todos, todos ficaram inconformados com a ousadia de Ondeseroro Okeapa e lhe disseram: - Você está nos insultando! Ele foi corajoso e respondeu a eles que, de fato, estava insultando-os a todos. Doença, Intriga e Insucesso perguntaram a ele onde morava seu pai. Ele disse que morava em Oke Igbeti. Ao olharem para ele o deixaram com uma marca para que pudessem reconhecê-lo depoise vingar-se. Essa marca só poderia ser percebida por pessoas portadoras de força vital. Quando Ondeseroro Okeapa chegou à casa do pai, Qrunmila reconheceu a marca, sinal negativo e ficou preocupado. Exu alertou Qrunmila para o perigo que seu filho corria e disse: Amanhã pela manhã virão vingar-se dele. Qrunmila perguntou então a Exu o que deveria fazer para evitar essa vingança e Exu o orientou aprovidenciar bastante waji. Qrunmila providenciou buje (azul índigo) e pintou seu filho que havia insultado Morte, Doença, Insucesso e Intriga para que ficasse irreconhecível.

2

Quando Morte, Doença, Insucesso, Intriga e Perda chegaram à casa de Qrunmila lhe disseram que estavam à procura de seu filho Ondeseroro Okeapa porque ele os insultara na feira de Ejigbomekun. Disseram que estavamali para matá-lo. Qrunmila então perguntou se eles seriam capazes de reconhecer quem os insultara, se eram capazes de lembrar como era essa pessoa. Eles descreveram a pessoa. Então Qrunmila chamou todos os seus filhos para apresentá-los aos visitantes a fim de que estes pudessem reconhecer qual deles os havia insultado. Como antes da chegada dos visitantes Qrunmila havia pintado o filho queinsultara a Morte, Doença, Insucesso, Intriga e Perda, estes não puderam reconhecê-lo. Disseram a Qrunmila que não dava para reconhecer quem os insultara, e foram embora. H001•AWONI 01/01 – Sikiru Salami - EjiOgbe •Verso 3 Owenrenwenren lori eku. Owenrenwenren ni ije ori eku. Owenrenwenren ni ije ori eja. Owenrenwenren ni ije omi lobo igbin. Foi ele que adivinhou para Aje, filha de Olokun. Foi o mesmo...
tracking img