O setimo selo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sétimo selo
CONVERSA de Antonius Block e a morte: Vídeo (cena)
• Antonius Block é o homem moderno. E ele existe em qualquer espírito humano que questiona o mundo em que vive. Mas o final dessa passagem, o qual eu acho um dos monólogos e momentos mais fortes e emblemáticos do cinema, ele chega a conclusão que viver por si só é fascinante. "Essa é a minha mão. Eu posso movê-la. O sangue estápulsando em minhas veias. O Sol ainda está em seu apogeu, e eu, Antonius Block estou jogando xadrez com a morte". "Jogar xadrez com a morte" é por si só a libertação. - Ele quer ver milagre e não vê porque constrói pra fora e não pra dentro, ele está se sustentando com tentativas humanas de explicar Deus, Deus não precisa de explicação, basta ser a vida que se é. Quem faz idolo se esquece quemse é, e em vez de se construir pra solidez, se constroi para o ar . - O vazio é um espelho na qual ele vê o vazio em si próprio. Ora, ele é habitado por esse vazio, esse "nada", a solidão. E mesmo assim afirma que não consegue matar o Deus dentro de si. Isso porque Deus é o próprio vazio da alma humana, assim como a morte; o Deus-Morte. Uma metáfora do desamparo e da dúvida da existência; nãobasta para ele saber da existência de Deus, o que o angustia é a maneira como o ser humano de põe no mundo. O que o angustia é saber que a angústia é eterna; e silenciosa.
SINOPSE
TÍTULO DO FILME: O SÉTIMO SELO (Det Sjunde Inseglet, Suécia, 1957.
DIREÇÃO: Ingmar Bergman
ELENCO: Max von Sydow, Gunnar Bjomstrand, Bengt Ekerot, Nils Pope, Bibi Anderson, Ingá Gill, Maud Hanson, Inga Landgre; 102min.

RESUMO

Após dez anos de combate nas Cruzadas, um cavaleiro retorna ao seu país, encontrando-o devastado pela Peste Negra. Em sua nova luta contra a Peste, o cavaleiro pede uma trégua, durante a qual ele jogará uma partida de xadrez com a Morte. Sempre acompanhado de seu fiel escudeiro Jons, o cavaleiro depara-se então com a morte, através da fome e da peste.
Suas dúvidas e tormentos sósão aliviados quando conhece Jof e Mia, um ingênuo casal de saltimbancos.

CONTEXTO HISTÓRICO

O século XIV assinala o apogeu da crise do sistema feudal, representada pelo trinômio "guerra, peste e fome", que juntamente com a morte, compõem simbolicamente os "quatro cavaleiros do apocalipse" no final da Idade Média.
Inicialmente, a decadência do feudalismo resulta de problemas estruturais,quando no século XI, a elevada densidade demográfico na Europa, determinou a necessidade de crescimento na produção de alimentos, levando os senhores feudais aumentarem a exploração sobre os servos, que iniciaram uma série de revoltas e fugas, agravando a crise já existente.
As cruzadas entre os séculos XI e XIII representaram um outro revés para o sistema feudal, já que seus objetivos mais imediatosnão foram alcançados: Jerusalém não foi reconquistada pelos cristãos, o cristianismo não foi reunificado, e a crise feudal não foi sequer minimizada, já que a reabertura do mar Mediterrâneo promoveu o crescimento de relações econômicas mais dinâmicas, representadas pelo Renascimento Comercial e Urbano, que já contextualizam o "pré-capitalismo", na passagem da Idade Média para Moderna.
O trinômio"guerra, peste e fome", que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente. A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre França e Inglaterra devastou grande parte da Europa ocidental, enquanto que a "peste negra" eliminou cerca de 1/3 da população européia. A destruição dos campos, assolando plantações e rebanhos, trouxe a fome e a morte.
Nesse contexto detransição do feudalismo para o capitalismo, além do desenvolvimento do comércio monetário, notamos transformações sociais, com a projeção da burguesia, políticas com a formação das monarquias nacionais, culturais com o antropocentrismo e racionalismo renascentistas, e até religiosas com a Reforma Protestante e a Contra Reforma.
Insere-se ainda nessa mesma conjuntura, o início do processo de...
tracking img