Ads - sem 5 - pt - atividade interdisciplinar - individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que gerenciam o hardware do computador, possibilitando tirar o máximo de proveito do mesmo. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido. Os principais tipos são:
Sistema Operacional para Servidor: usado em computadores quedisponibilizam serviços de rede, compartilhamento de arquivos, serviço de banco de dados, servidor web entre outros.
Sistema Operacional de Tempo Real: Usado por computadores que processam dados em tempo real como dados meteorológicos e informações de satélites, serviços que necessitam de um processamento complexo.
Sistemas Operacionais Embarcados: São sistemas usados por dispositivos móveis.As principais características desse tipo de sistema é o baixo consumo elétrico e os recursos de hardware limitados.
Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (eprovavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários eassegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitáriossão fornecidos para: Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários; Desenvolvimento de Programas; Comunicação entre usuários e com outros computadores; Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade.SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 Orçamento da Rede Local 5
3.1.1 Lista de Materiais e equipamentos 6
3.2 O que é um Sistema Operacional 6
3.3 Segurança da Informação 9
3.3.1 Como utilizar internet com proteção? 10
3.3.2 O que possuímos de antivírus, firewalls? 12
3.3.3 As pessoas estão preparadas para ameaças em nossa rede? 16
4 CRONOGRAMADE ATIVIDADES 18
5 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação são indispensáveis nos dias de hoje para as empresas independentes do seu porte. O grande fluxo de processos de uma empresa as força a adoção de uma ferramenta de automação computadorizada e em consequência disso à informatização da empresa.
Para implantação do software na NossaLocadora de Livros será necessário a implantação de uma infraestrutura de informática que envolve desde a aquisição de computadores até a interligação dos mesmos em rede, para que seja possível a implantação do sistema com êxito.



OBJETIVO

Informatizar a Nossa Locadora de Livros, instalando computadores e uma rede de alta velocidade utilizando fibra ótica. Instalar sistemasoperacionais adequados e software de Firewall e Antivírus para melhorar a segurança das informações compatilhadas entre os computadores.



DESENVOLVIMENTO


1 Orçamento da Rede Local

Levando em conta que a empresa tem 200m², com dimensões de 10m de largura por 20m de comprimento e que prédio foi reformado e foram instaladas todas as tubulações necessárias para a...
tracking img