Trabalho literatus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP.

















ATIVIDADES PRATICAS E SUPERVISIONADAS

























MANAUS - 2012







BIOSSEGURANCA E ERGONOMIA

PROFESSORA,





MANAUS -2012

INTRODUÇÃO

A importância da educação como instrumento para que se consiga o cumprimento das normas de biossegurança tem sido bastanteenfatizada. No entanto, será que quando se destaca a educação nestes estudos não se pensa basicamente em treinamento e transmissão de informação? Esta indagação é pertinente, uma vez que nestes estudos o termo educação geralmente está associado a treinamento e conscientização. Partindo-se da premissa de que a ideia de educação é mais ampla e complexa que treinamento e adestramento, o presente ensaio temcomo objetivo refletir a respeito das funções da educação e suas implicações, contribuindo para que se compreenda melhor como a educação pode realmente ajudar no cumprimento das normas de biossegurança; pretende também destacar que a concepção de biossegurança como ação educativa pode trazer importantes contribuições à saúde do trabalhador. Existem várias definições para biossegurança, que aapresentam como ciência, conduta, conjunto de ações. Tais definições trazem como ponto comum, implícita ou explicitamente, a noção de controle dos riscos. No presente trabalho, será considerada a definição existente nas Diretrizes gerais para o trabalho em contenção com material biológico do Ministério da Saúde, em que biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de açõesdestinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente. Pode-se afirmar que o conceito de biossegurança implica em uma abordagem técnico-científica do risco, segundo a qual o risco é entendido como "uma realidade objetiva, que pode ser medida, controlada e gerenciada". A perspectiva técnico-científicaconsidera que os riscos podem ser avaliados e controlados de maneira exclusivamente científica . Sendo assim, as discussões e conflitos envolvendo o tema biossegurança estão ligados basicamente a uma avaliação técnico-científica dos riscos. Tal perspectiva não oferece respostas completas e adequadas a questões fundamentais relacionadas ao risco, tornando-se urgente e necessária a confrontação dasdiversas noções de riscos, subjacentes ao debate sobre biossegurança.

O debate sobre o risco na perspectiva técnico-científica tende a se focalizar nas maneiras pelas quais o risco foi identificado e calculado, no nível de seriedade dos riscos e seus possíveis efeitos, nos métodos dos cálculos de risco, na discussão sobre a abrangência dos modelos preditivos e nas formas como as pessoaspercebem os riscos. Não se trata de se desconsiderar e negar as contribuições do enfoque técnico-científico, pois, apenas se pode considerá-lo analiticamente deficiente se for feita a separação do marco funcional que o gera. Este enfoque torna-se extremamente útil quando são combinados de maneira adequada outros elementos que o constituem, isto é, as representações individuais sobre insegurança, asformas institucionais de enfrentar esta insegurança e o conhecimento necessário para estabilizar estas representações e alcançar a segurança ou ao menos minimizar a insegurança. Deve-se considerar que os riscos são objetos sociais relacionados a contextos. Ou seja, formar uma crença sobre um risco é uma ação simultaneamente cognitiva e executiva, descritiva e normativa; ao se identificar um riscotambém se faz uma criação e valoração do mesmo, pois se dá visibilidade às consequências danosas que poderiam existir em uma atividade ou em um elemento visto até então como inofensivo.

A utilização de somente uma perspectiva, neste caso a técnico científica, para se analisar e compreender um assunto tão complexo quanto o risco, pode tornar parciais e incompletas as respostas esperadas,...
tracking img