O ser interior, o ser subliminar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ser interior, o ser subliminar

Distinção entre o Subliminar e o Bubconsciente

... "Subliminar" é um termo geral que se usa para designar todas as partes do ser que não se encontram na superfície do estado de vigília. O termo "Subconsciente" costuma ser usado no mesmo sentido, entretanto, quando Aurobindo utiliza este termo para referi-se ao que está abaixo da consciência físicaordinária. Assim, os seres interiores - mental, vital, físico, psíquico não são subconscientes, mas subliminares.

O verdadeiro subconsciente é uma consciência inferior e diminuída, próxima do Inconsciente; O subliminar é uma consciência maior do que a nossa existência superficial.

Quando entramos dentro de nós constatamos que em alguma parte do nosso ser subliminar - não nele todo, bem entendido,pois também ele possui regiões obscuras e ignorantes - existe uma consicência muito maior, mais luminosa, mais capaz de dominar a si mesma. (p.83)

O ser interior significa a mente interior, a vitalidade interior, o ser físco interior, com o ser psíquico, que é o mais interior de todos, por trás de todos.

Existe uma mente interior, uma vitalidade interior, um ser físico interior, que ligam o serpsíquico ao ser externo.

O ser subliminar fica por trás do homem superficial e sustenta-o inteirinho; tem em si uma mente maior e mais eficiente do que a da superfície, uma vitalidade maior e mais poderosa do que a da superfície, uma consciência física mais sutil e mais livre do que a da existência corpórea superficial. (p. 84)

De acordo com a nossa psicologia, ele [o subliminar] é ligadoà mediocre presonalidade exterior por centros de consciência [Chakras] cuja existência se nos evidencia na yoga.

O ser subliminar é o lugar onde se encontram a consciência que veio de baixo pela evolução e a consciência que veio de cima para a involução.

O bubliminar tem uma participação considerável. Existe nele uma consciência que tem o poder de ter contato direto com o universal. [...] Osubliminar tem sentidos interiores - uma visão, um tato, uma audição subliminares; esses sentidos sutis, porém, não são meros informantes, mas os canais pelos quais o ser interior adquire a consciência direta das coisas - o subliminar não depende dos seus sentidos para ter conhecimento.(p. 85)

O subliminar... é o olho que vê as coisas interiores e as experiências suprafísicas: a consciênciasuperficial só traduz para nós o que ele vê. É por isso que o Upanishad descreve o ser subliminar como o Si Mesmo em Estado de Sonho. O ser subliminar tem as mesmas capacidades que o nosso ser abrangente, uma inteligência dotada de intenso discernimento, uma vontade, uma autoconsciência. (p. 86)

A mente superficial mal pode ser considerada uma verdadeira mentalidade, a tal ponto é condicionada,agrilhoada a estorvada pelo corpo, pela vida corpórea, pelas limitações do sistema nervoso e dos órgãos físicos.

Nosso ser superficial foi formado com a ajuda do subliminar, por meio de uma evolução a partir do Inconsciente, para o bem atual da vida mental e física que levamos sobre a terra; isso que está por trás é uma formação que faz a mediação entre o Inconsciente e os planos maiores da Vida eda Mente que foram criados no decorrer da descida involutiva e cuja pressão ajudou a desencadear a evolução da Vida e da Mente a partir da Matéria. (p. 87)

O subliminar é separado do cósmico por uma limitação que opera nas camadas mais sutis do nosso sr, suas camadas mentais, vitais e físicos-sutis[...] Assim, o subliminar é mais transparente, é mais uma cerca do que uma muralha. (p. 88)

Oser subliminar ou sutil pode projetar-se de volta a estados passados de consciência e experiência; e pode também prever ou - embora isto seja muito menos comum - projetar-se fortemente em estados futuros de consciência e experiência. (p. 89)

A verdade é que a nossa mente age constantemente sobre outras mentes, e recebe as ações delas, por meio de correntes ocultas das quais não temos...
tracking img