Enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioquímica





























Centro universitário Plínio Leite / Anhanguera

Enzimas
Medicina Veterinária

Niterói
2012
As enzimas são proteínasespecializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos doscatalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.
Como catalisadores celulares extremamente poderosos,as enzimas acelerama velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto.
As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações.
As enzimas são, portanto,consideradas as unidadesfuncionais do metabolismo celular.
Um pequeno grupo de enzimas, as ribozimas, têm uma natureza não-proteica. As ribozimas são moléculas de RNA que possuem capacidade catalítica. Estegrupo de enzimas, que possui propriedades peculiares, será abordado à parte das enzimas proteicas.
Estruturalmente, as enzimas possuem todas as características das proteínas, tendo zonas da suaestrutura responsáveis pela catálise. A zona reactiva da enzima é denominada centro activo e é onde se liga o reagente (substrato) que vai ser transformado no produto. Podem existir também outras zonas dacadeia polipeptídica que são sensíveis à presença de determinadas espécies químicas, modulando a actividade da enzima. tais zonas são denominadascentros alostéricos e essa modulação dealosteria.Classificação das enzimas

As enzimas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. O mais importante foi estabelecido pela União Internacional de Bioquímica (IUB), e estabelece 6 classes:Oxirredutases: oxirredutases são metaloenzimas que atuam em reações de oxido-redução, catalisando a transferência de elétrons de um substrato para uma espéciereceptora, ou a transferência de...
tracking img