Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE E AUDITORIA INTERNA





Resumo: Este artigo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica tendo como tema a redução de danos álcool e drogas e suas possibilidades de inserção no contexto social. O objetivo desse trabalho é pensar o porque hoje os tratamentos destinados aos usuários de drogas estão voltados a praticas que visam abstinência, neste sentido o usuário nãoteria escolha, bem como autonomia em relação ao seu tratamento. As discussões referidas permeiam enquanto possibilitar um olhar para os diferentes atravessamentos e construções de identidades que rodeiam os usuários de drogas. Adoto para análise a utilização do método cartográfico, qualitativa, buscando reflexões através de autores como Foucault e Guatarri. A redução de danos é pensada a partir deuma perspectiva da saúde, direitos e da autonomia dos usuários de álcool e drogas. A partir deste momento passo a discutir as identidades construídas por cunho muito vezes moral, religioso e de julgamento destes sujeitos. Neste sentido foi possível construir uma analise dos discursos produzidos através da mídia, e campo jurídico e seus efeitos em relação aos tratamentos disponíveis no contextosocial atual.
 Palavras-chave: Redução de Danos álcool e drogas, tratamento, discursos, identidades.


1.INTRODUÇÃO


Este trabalho visa uma análise sobre auditoria interna de empresas, sendo esta vista como um elemento de controle. Devido ao contexto competitivo mundial, onde as atividades se diversificaram,foram se ampliando é cada vez mais fundamental que as empresas atendam as demandas demercado com tempo e qualidade, sendo cada vez mais necessárias as atividades de fiscalização e suporte à gestão dentro da entidade.
Rezende e Fávero (2004, p.1) relatam:

Que há uma urgente necessidade de um maior controle interno dentro das organizações, a fim de salvaguardar os interesses da empresa, a confiabilidade nos relatórios contábeis,financeiros e operacionais dentro dos procedimentos estabelecidos pela empresa.”

Através dos levantamentos de dados a auditoria tem controle de verificar se os ativos da empresa e a confiabilidade dos dados e informações de gestão estão corretamente aplicados. Desta forma, também, avaliando a eficácia operacional e se as metas estabelecidas pela administração estão sendo aderidas.
Assim, através de umtrabalho eficaz de Auditoria interna, será permitido aos gestores exercer com segurança o processo de decisões sobre importantes transações comercias.

1.2 OBJETIVOS


1.2.1 Objetivo geral

O objetivo dessa pesquisa é descrever a finalidade da auditoria interna e importância do controle interno para “uma vida Saudável” da entidade.


1.2.2 Objetivos Específicos
a) Demonstrar qual éa função da auditoria interna
b) Descrever a importância da auditoria interna nas corporações.
c) Diferenciar auditoria externa da Auditoria interna.
d) Descrever as qualidades de um auditor interno bem como o código de ética da profissão de AI.

2.DESEMVOLVIMENTO:


2.1.DEFINIÇÃO DE AUDITORIA:

Para poder se falar em controle interno, primeiro faz-se necessário definir o que éauditoria. A palavra auditoria vem do latin “audire” o que significa ouvir. Significa cargo de auditor onde este exerce suas funções, através de procedimentos julgados necessários e que estejam de acordo com os princípios fundamentais e normas da contabilidade, de acordo com o que diz REIS, Sidney et al.(2012).

A auditoria surgiu da necessidade de confirmações dos registros contábeis, devido,segundo Waddell (1988,p.35):

“Ao aparecimento das grandes empresas, ocorrendo assim paralelamente ao desenvolvimento econômico, que gerou grandes empresas, formadas por capitais de muitas pessoas, que acreditam na confirmação dos registros contábeis a proteção de seu patrimônio”.

Auditoria compreende o exame de documentos e obtenção de informações e...
tracking img