Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A legislação produzida recentemente pelos Reguladores do Sistema Financeiro e Segurador impuseram a implementação de Sistemas de Controlo Interno em que temos vindo a ganhar sólida experiência.

O Controlo Interno passou a ser objecto de crescente interesse em todo o mundo desenvolvido, face à evidência de graves e crescentes falhas de controlo em inúmeras organizações. Em particular, essasfalhas demonstraram a crescente relevância da gestão do risco e de adequados sistemas de governo, enquanto componentes indispensáveis do controlo interno das organizações. É no contexto destas preocupações que surge, nos EUA, em 1992, o COSO Report, hoje reconhecido em todo o mundo como a norma mais importante sobre Controlo Interno.

O Controlo Interno é um processo que envolve a gestão e osfuncionários da entidade, no sentido de alcançar com razoável segurança a salvaguarda dos activos contra perdas de qualquer tipo; assegurar a exactidão e veracidade das transacções contabilísticas, registos e DF's; alcançar os objectivos da eficiência e eficácia das operações e cumprimento das leis e regulamentos e ajudar a concretizar o planeamento institucional.

O COSO Report identifica comoprincipais componentes de um SCI (Sistema de Controlo Interno) numa organização:
1. Ambiente de Controlo;
2. Avaliação do Risco;
3. Actividades de Controlo;
4. Informação e Comunicação;
5. Monitorização.

O Ambiente de Controlo tem a ver com o sistema de valores que permeia toda a organização e com a relevância que esta confere ao controlo interno, bem como aos esforços que a elededica.

A Avaliação do Risco tem a ver com a capacidade da organização para avaliar o potencial impacto de quaisquer ocorrências na sua capacidade de atingir os seus objectivos.

As Actividades de Controlo incorporam todos os meios e instrumentos, a todos os níveis da organização, para controlar que as acções desenvolvidas estão alinhadas com os objectivos da organização.

A Informação eComunicação refere-se a todo o sistema de informações que garante a cada colaborador e cada shareholder a disponibilidade atempada das informações de que necessita.

Finalmente, a Monitorização consiste nos processos implementados que permitem à organização medir até que ponto os controlos implementados são eficientes e eficazes.
A legislação produzida recentemente pelos Reguladores do SistemaFinanceiro e Segurador impuseram a implementação de Sistemas de Controlo Interno em que temos vindo a ganhar sólida experiência.
O Controlo Interno passou a ser objecto de crescente interesse em todo o mundo desenvolvido, face à evidência de graves e crescentes falhas de controlo em inúmeras organizações. Em particular, essas falhas demonstraram a crescente relevância da gestão do risco e deadequados  sistemas de governo, enquanto componentes indispensáveis do controlo interno das organizações. É no contexto destas preocupações que surge, nos EUA, em 1992, o COSO Report , hoje reconhecido em todo o mundo como a norma mais importante sobre Controlo Interno.
O Controlo Interno é um processo que envolve a gestão e os funcionários da entidade, no sentido de alcançar com razoável segurança asalvaguarda dos activos contra perdas de qualquer tipo; assegurar a exactidão e veracidade das transacções contabilísticas, registos e DF’s; alcançar os objectivos da eficiência e eficácia das operações e cumprimento das leis e regulamentos e ajudar a concretizar o planeamento institucional.
O COSO Report identifica como principais componentes de um SCI (Sistema de Controlo Interno) numaorganização:
Ambiente de Controlo
Avaliação do Risco
Actividades de Controlo
Informação e Comunicação
Monitorização
O Ambiente de Controlo tem a ver com o sistema de valores que permeia toda a organização e com a relevância que esta confere ao controlo interno, bem como aos esforços que a ele dedica.
A Avaliação do Risco tem a ver com a capacidade da organização para avaliar o potencial impacto de...
tracking img