Auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. AUDITORIA INTERNA




Com a finalidade de entender o que significa auditoria interna, adotou-se a descrição contida no livro Auditoria Interna, de William Attie.

Segundo Attie (1992, p. 29), a Auditoria Interna, através de suas atividades de trabalho, serve à administração como meio de identificação de que todos os procedimentos internos e políticasdefinidas pela companhia, assim como os sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.

A responsabilidade da auditoria interna perante o sistema de controles internos de uma entidade é oferecer à alta administração opiniões, informações e até juízosacerca da adequação, idoneidade e efetividade de tal sistema.

Pelo exposto, o objetivo da auditoria interna consiste em auxiliar os membros da empresa no desempenho de suas atividades. Para tanto a auditoria lhes proporciona análises, avaliações, recomendações, assessoria e informações pertinentes às atividades revisadas.

De acordo com Attie (2006, p. 208), para o alcancedesses objetivos, o auditor interno, dentre outras funções, revisa e avalia a eficiência, adequação e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais, verifica se estão sendo cumpridas, corretamente, as políticas, os procedimentos e os planos estabelecidos, examina o grau de confiabilidade das informações contábeis e outras obtidas dentro da organização, e avalia a qualidade dedesempenho das tarefas delegadas.




2 Função dA Auditoria Interna. 



Podemos definir Auditoria Interna como uma função contínua:

A função de Auditoria Interna é contínua, pois ao contrário da Auditoria Externa ela não está na organização para uma análise específica, em determinado tempo, com um determinado objetivo. Ela atua na organização para garantir e preservar a “saúde” da mesma,sendo uma peça importante para manter a continuidade da própria organização.

Segundo autor Almeida (1996), o surgimento da auditoria se deu pelo crescimento do sistema familiar após a Revolução Industrial. Com o desabrochar das empresas do grupo do sistema familiar fechado para o sistema de empresa aberta. As empresas começaram a buscar novos mercados, competindo por espaço, assimexpandidos tanto o mercado como as próprias empresas. Com esse desenvolvimento, precisaram rever as formas de controles e procedimentos da empresa, visando à redução de custo.

Attie (1998, p. 131) menciona o seguinte conceito: “[...] as investigações técnicas que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras ou sobre o trabalhorealizado”.

Se um dos objetos da Auditoria Interna é o controle interno, isso implica na continuidade de suas funções, pois somente através de exames periódicos e sucessivos é que seu parecer/relatório será confiável, seguro, pois irá opinar sobre algo que deve conhecer em suas minúcias. 

Completa:
Completa, pois observa o todo organizacional e não parte da organização. AAuditoria Interna tem visão geral da organização.

Independente:

Independente pela autonomia de atuação, livre acesso a todas as áreas e departamentos que compõem a organização, pelo relacionamento impessoal que mantém com todas essas áreas, pelo poder de denúncia e principalmente por estar comprometida somente com os interesse da organização.

Desenvolvida na Organização:Desenvolvida na empresa, por ser um departamento interno, deve-se ter em mente que o auditor interno é um funcionário da organização, trabalhando para seus interesses, é um colaborador da mesma, surge como um instrumento de controle da própria organização.

Desenvolvida por pessoal desta ou não:

Por pessoal desta ou não, os auditores internos podem já fazer parte do quadro de funcionários da...
tracking img